Conteúdos digitais em tempo de pandemia da covid-19 no contexto da educação de surdos
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Date
2023-12-11Primeiro membro da banca
Camillo, Camila Righi Medeiros
Segundo membro da banca
Pires, Cleidi Lovatto
Metadata
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Esta dissertação foi realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da
Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de Pesquisa em Educação Especial,
Inclusão e Diferença e se ocupou de desenvolver um estudo para mapear os
conteúdos que foram produzidos e disponibilizados em plataformas digitais, para
ensino remoto de alunos surdos, no contexto da pandemia do Covid-19. Para
responder a esse enunciado investigativo três objetivos específicos foram construídos:
(a) identificar conteúdos voltados para a educação de surdos disponíveis em
plataformas digitais em tempo de pandemia; (b) analisar as recorrências discursivas
produzidas nos conteúdos digitais voltados para a educação de surdos e c) entender
o cenário do ensino remoto no contexto da educação de surdos. O mapa teóricometodológico da investigação se tramou a partir dos campos dos Estudos Surdos e
dos Estudos Culturais em Educação, alinhados às discussões de vertente pósestruturalista. Esses campos teóricos permitiram compreender a surdez como uma
diferença política e cultural, na qual estão implicadas uma rede discursiva complexa
que vai desde a defesa de uma cultura única e essencializada, tomando como
referência a centralidade da língua de sinais, até as noções de cultura que envolvem
cenários mais híbridos, múltiplos que produzem e narram formas de representar a
surdez. A materialidade da pesquisa abarcou conteúdos e materiais desenvolvidos
por pesquisadores, professores e demais profissionais envolvidos com a área a
educação de surdos, que circularam em plataformas digitais no contexto da pandemia
do COVID-19. Os materiais selecionados foram: “Projeto Casa Libras”, coordenado
pelo Grupo de Pesquisa em Educação de Surdos, Subjetividades e Diferenças
(GPEDi/USFCar); “Lives”, “rodas de conversas” e “eventos” desenvolvidos pelo Grupo
Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos (GIPES/UFRGS); “Ebooks”
produzidos com conteúdo específicos sobre o ensino remoto para alunos surdos,
disponíveis na plataforma da Editora PEDRO & JOÃO, publicados no período de 2020
à 2022. A partir desse conjunto de dados duas categorias analíticas se desprenderam:
as questões sobre os recursos visuais presentes nos conteúdos digitais destinados a
alunos surdos no contexto do ensino remoto e os aspectos dos conteúdos informativos
sobre a pandemia e a acessibilidade linguística. Diante desse cenário foi possível
compreender que esses conteúdos se constituíram em importantes ferramentas
visuais que mantiveram alunos e professores conectados as marcas culturais da
educação de surdos. Isso significou, também, marcar um outro lugar para as
experiências visuais muito celebradas pela comunidade surda, ou seja, ao apresentar
informações, conteúdos e materiais didáticos disponíveis nos meios digitais, as
marcas da visualidade assumiram o protagonismo da cena pedagógica no contexto
do ensino remoto. Outro aporte que destaco foi a conexão que se estabeleceu entre
os materiais e os conteúdos produzidos com as propostas do trabalho pedagógico,
pois mobilizaram os recursos visuais a fim de garantir a acessibilidade linguística dos
estudantes surdos. A partir disso foi possível inferir que professores e estudantes, do
campo da educação de surdos, se desafiaram a construir outras possibilidades de relação pedagógica a partir da aproximação com as plataformas virtuais e seus
conteúdos. A educação bilíngue com base na pedagogia visual reconhece a
diversidade, proporcionando aos alunos um espaço onde suas identidades e
diferenças linguísticas e culturais podem ser reconhecidas. Necessidade de dar
acesso aos conhecimentos e informações às pessoas surdas por meio dos recursos
visuais, disponibilizados em Libras, anuncia a ideia de que não basta somente expor
os surdos às tecnologias na intenção de uma inclusão social é preciso disponibilizar
recursos em ambientes digitais mais adequados e acessíveis.
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