dc.creator | Facin, Grassele Denardini | |
dc.date.accessioned | 2024-07-04T13:46:53Z | |
dc.date.available | 2024-07-04T13:46:53Z | |
dc.date.issued | 2024-03-07 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32155 | |
dc.description.abstract | Integrating Open Educational Resources (OER) into the teaching-learning process of
undergraduate nursing education is seen as a potential tool to support the training
process, as it aims to stimulate critical-reflective thinking in students and enhance their
ability to manage care. This study focuses on the question: Insofar as the integrating
OER into the teaching-learning process of undergraduate nursing education improve
critical-reflective thinking for care management? Hence, this study is a research-action
project that aims to investigate how integrating OER into the teaching-learning process
in undergraduate nursing education promotes the development of critical-reflective
thinking and improves care management. The participants were professors and
students from the eighth semester of the Nursing Undergraduate Program of the
Federal University of Santa Maria, specifically from the Health Services Management
discipline. The data was collected through semi-structured interviews and participant
observation, and analyzed using the Dialogical-Problematic Matrix, the ThematicOrganizational Matrix, and the Thematic-Analytical Matrix frameworks. The results
revealed three categories: the contributions of integrating OER into the teachinglearning process into undergraduate nursing education, the challenges related to
integrating OER into the teaching-learning process in undergraduate nursing
education, and the potential of OER in undergraduate nursing education. The
integration of OER allowed for a better understanding of OER concepts and the
implementation of the 5Rs of openness, resulting in the development and availability
of OER by students. Additionally, the findings showed challenges related to the
knowledge of professors and students about OER, Creative Commons licenses, and
the educational technologies in nursing education. However, several potentials were
identified, such as the use of OER for care management and health education,
fostering interaction through playfulness and creativity, promoting the interrelation of
knowledge through OER, improving the teacher-student relationship, and enhancing
critical-reflective thinking. Therefore, integrating OER into the teaching-learning
process of undergraduate nursing education contributes to students’ education,
promoting the development of critical-reflective thinking and expanding student
understanding of skills and competencies, in addition to the technical aptitude required
for care management. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Enfermagem | por |
dc.subject | Educação em enfermagem | por |
dc.subject | Recursos educacionais abertos | por |
dc.subject | Gestão em saúde | por |
dc.subject | Tecnologia educacional | por |
dc.subject | Nursing | eng |
dc.subject | Nursing education | eng |
dc.subject | Open educational resources | eng |
dc.subject | Health management | eng |
dc.title | Recursos educacionais abertos no processo ensino-aprendizagem na graduação em enfermagem: o pensar crítico-reflexivo no exercício da gestão do cuidado | por |
dc.title.alternative | Open educational resources in the teaching-learning process in undergraduate nursing education: critical-reflective thinking in care management | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | A integração dos Recursos Educacionais Abertos (REA), no processo ensinoaprendizagem na graduação em enfermagem, se exprime como possibilidade de
auxiliar o contexto de formação, estimulando/fomentando o desenvolvimento do
pensamento crítico-reflexivo discente e qualificando o exercício da gestão do cuidado.
Assim, o problema de pesquisa em questão foi: Em que medida, integrar REA no
processo ensino-aprendizagem na graduação em enfermagem potencializa o
pensamento crítico-reflexivo para o exercício da gestão do cuidado? Este trabalho
trata de uma pesquisa-ação, que teve como objetivo investigar a integração dos REA
no processo ensino-aprendizagem na graduação em enfermagem como fomento para
o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo e qualificação do o exercício da
gestão do cuidado. Participaram desta pesquisa docentes e discentes do oitavo
semestre do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa
Maria (UFSM), da disciplina de Gestão dos Serviços de Saúde. A delimitação,
organização e análise dos dados ocorreu por meio da orientação metodológica de três
matrizes cartográficas: Matriz Dialógico-Problematizadora (MDP), Matriz TemáticoOrganizadora (MTO) e Matriz Temático-Analítica (MTA). Para a produção dos dados,
foram utilizadas a entrevista semiestruturada, observação participante e diário de
campo; por sua vez, para análise, considerou-se a Análise de Conteúdo proposta por
Bardin. Como resultados, emergiram três categorias, sendo elas: Contribuições da
integração dos REA no processo ensino-aprendizagem na graduação em
enfermagem; Desafios para a integração dos REA no processo ensino-aprendizagem
na graduação em enfermagem; e Potencialidade dos REA no processo ensinoaprendizagem na graduação em enfermagem. A partir da integração dos REA, foi
possível compreender os conceitos de REA e efetivar os 5R de abertura, o que
culminou na elaboração e disponibilização de REA por parte dos discentes. Em
relação aos desafios destacaram-se: o conhecimento de docentes e discentes sobre
os REA, as Licenças Creative Commons, e o conhecimento sobre as tecnologias
educacionais na graduação em enfermagem. Já as potencialidades versaram sobre
as percepções sobre os REA para a gestão do cuidado e promoção da educação em
saúde, a interação por meio da ludicidade e criatividade, a inter-relação dos saberes
no processo ensino-aprendizagem mediado pelos REA, a relação docente/discente e
o pensamento crítico-reflexivo. Com isso, é possível identificar, que a integração dos
REA ao processo ensino-aprendizagem na graduação em enfermagem, contribui com
o contexto de formação, fomentando o desenvolvimento de um pensamento críticoreflexivo, ampliando a compreensão discente, para as habilidades e competências,
além da aptidão técnica, concernentes para o exercício da gestão do cuidado,
integralizando-o. | por |
dc.contributor.advisor1 | Mallmann, Elena Maria | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4353719005526350 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Costa, Valdecir Zavarese da | |
dc.contributor.referee1 | Jacques, Juliana Sales | |
dc.contributor.referee2 | Schneider, Daniele da Rocha | |
dc.contributor.referee3 | Paz, Adriana Aparecida | |
dc.contributor.referee4 | Renovato, Rogério Dias | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0329670396251380 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |