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dc.creatorFacin, Grassele Denardini
dc.date.accessioned2024-07-04T13:46:53Z
dc.date.available2024-07-04T13:46:53Z
dc.date.issued2024-03-07
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32155
dc.description.abstractIntegrating Open Educational Resources (OER) into the teaching-learning process of undergraduate nursing education is seen as a potential tool to support the training process, as it aims to stimulate critical-reflective thinking in students and enhance their ability to manage care. This study focuses on the question: Insofar as the integrating OER into the teaching-learning process of undergraduate nursing education improve critical-reflective thinking for care management? Hence, this study is a research-action project that aims to investigate how integrating OER into the teaching-learning process in undergraduate nursing education promotes the development of critical-reflective thinking and improves care management. The participants were professors and students from the eighth semester of the Nursing Undergraduate Program of the Federal University of Santa Maria, specifically from the Health Services Management discipline. The data was collected through semi-structured interviews and participant observation, and analyzed using the Dialogical-Problematic Matrix, the ThematicOrganizational Matrix, and the Thematic-Analytical Matrix frameworks. The results revealed three categories: the contributions of integrating OER into the teachinglearning process into undergraduate nursing education, the challenges related to integrating OER into the teaching-learning process in undergraduate nursing education, and the potential of OER in undergraduate nursing education. The integration of OER allowed for a better understanding of OER concepts and the implementation of the 5Rs of openness, resulting in the development and availability of OER by students. Additionally, the findings showed challenges related to the knowledge of professors and students about OER, Creative Commons licenses, and the educational technologies in nursing education. However, several potentials were identified, such as the use of OER for care management and health education, fostering interaction through playfulness and creativity, promoting the interrelation of knowledge through OER, improving the teacher-student relationship, and enhancing critical-reflective thinking. Therefore, integrating OER into the teaching-learning process of undergraduate nursing education contributes to students’ education, promoting the development of critical-reflective thinking and expanding student understanding of skills and competencies, in addition to the technical aptitude required for care management.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnfermagempor
dc.subjectEducação em enfermagempor
dc.subjectRecursos educacionais abertospor
dc.subjectGestão em saúdepor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectNursingeng
dc.subjectNursing educationeng
dc.subjectOpen educational resourceseng
dc.subjectHealth managementeng
dc.titleRecursos educacionais abertos no processo ensino-aprendizagem na graduação em enfermagem: o pensar crítico-reflexivo no exercício da gestão do cuidadopor
dc.title.alternativeOpen educational resources in the teaching-learning process in undergraduate nursing education: critical-reflective thinking in care managementeng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoA integração dos Recursos Educacionais Abertos (REA), no processo ensinoaprendizagem na graduação em enfermagem, se exprime como possibilidade de auxiliar o contexto de formação, estimulando/fomentando o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo discente e qualificando o exercício da gestão do cuidado. Assim, o problema de pesquisa em questão foi: Em que medida, integrar REA no processo ensino-aprendizagem na graduação em enfermagem potencializa o pensamento crítico-reflexivo para o exercício da gestão do cuidado? Este trabalho trata de uma pesquisa-ação, que teve como objetivo investigar a integração dos REA no processo ensino-aprendizagem na graduação em enfermagem como fomento para o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo e qualificação do o exercício da gestão do cuidado. Participaram desta pesquisa docentes e discentes do oitavo semestre do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), da disciplina de Gestão dos Serviços de Saúde. A delimitação, organização e análise dos dados ocorreu por meio da orientação metodológica de três matrizes cartográficas: Matriz Dialógico-Problematizadora (MDP), Matriz TemáticoOrganizadora (MTO) e Matriz Temático-Analítica (MTA). Para a produção dos dados, foram utilizadas a entrevista semiestruturada, observação participante e diário de campo; por sua vez, para análise, considerou-se a Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Como resultados, emergiram três categorias, sendo elas: Contribuições da integração dos REA no processo ensino-aprendizagem na graduação em enfermagem; Desafios para a integração dos REA no processo ensino-aprendizagem na graduação em enfermagem; e Potencialidade dos REA no processo ensinoaprendizagem na graduação em enfermagem. A partir da integração dos REA, foi possível compreender os conceitos de REA e efetivar os 5R de abertura, o que culminou na elaboração e disponibilização de REA por parte dos discentes. Em relação aos desafios destacaram-se: o conhecimento de docentes e discentes sobre os REA, as Licenças Creative Commons, e o conhecimento sobre as tecnologias educacionais na graduação em enfermagem. Já as potencialidades versaram sobre as percepções sobre os REA para a gestão do cuidado e promoção da educação em saúde, a interação por meio da ludicidade e criatividade, a inter-relação dos saberes no processo ensino-aprendizagem mediado pelos REA, a relação docente/discente e o pensamento crítico-reflexivo. Com isso, é possível identificar, que a integração dos REA ao processo ensino-aprendizagem na graduação em enfermagem, contribui com o contexto de formação, fomentando o desenvolvimento de um pensamento críticoreflexivo, ampliando a compreensão discente, para as habilidades e competências, além da aptidão técnica, concernentes para o exercício da gestão do cuidado, integralizando-o.por
dc.contributor.advisor1Mallmann, Elena Maria
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4353719005526350por
dc.contributor.advisor-co1Costa, Valdecir Zavarese da
dc.contributor.referee1Jacques, Juliana Sales
dc.contributor.referee2Schneider, Daniele da Rocha
dc.contributor.referee3Paz, Adriana Aparecida
dc.contributor.referee4Renovato, Rogério Dias
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0329670396251380por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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