Mostrar registro simples

dc.creatorKolling, Luciane Inês
dc.date.accessioned2024-07-04T19:31:08Z
dc.date.available2024-07-04T19:31:08Z
dc.date.issued2023-05-26
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32164
dc.description.abstractThe present dissertation has as research theme, Music Education in practices of uniteacher reference teachers in Early Childhood Education revealed in their ways of being a teacher. As a general objective, we sought to understand how teachers of Early Childhood Education, preferably graduates of the Pedagogy course at the Federal University of Santa Maria, constitute their teaching ways with music in the school space. Specifically, we sought to identify why, in what way and at what moments singleteacher teachers work with music in the school space; to know which practices are most developed by single-teacher teachers to work with children in music; understand how single-teacher teachers interrelate musical learning experiences in the set of other fields of experience. As a source of data production for qualitative research (BRANDÃO, 2001; MINAYO, 2009) two research instruments were used: semi-open questionnaire (GIL, 1999; BABBIE, 2003) and focus group (BAUER; GASKEL, 2002; GATTI, 2005; OLIVEIRA, et al. 2020). For the analysis of the narratives, the comprehensive-interpretative analysis was used (SOUZA, 2006, 2014). The analyzes carried out are presented by five Thematic Analysis Units: “Working with music”, “The teacher's role”, “Musicalizing”, “A sensitive listener” and “Children's songs”. From the above, it is important to reflect on the professional who graduated from the Pedagogy course and their ways of being a single teacher, on being a reference teacher who enhances music in their classroom and deepens their repertoire of knowledge and knowledge about the world, for and with children in Early Childhood Education.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação musicalpor
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectUnidocênciapor
dc.subjectPedagogiapor
dc.subjectModos de ser docentepor
dc.subjectMusic educationeng
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectPedagogyeng
dc.subjectWays of being a teachereng
dc.titleEducação musical e unidocência: modos de ser professora na educação infantilpor
dc.title.alternativeMusic education and unidocência: ways of being a teacher in early childhood educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente dissertação tem por tema de pesquisa, a Educação Musical em práticas de professoras de referência unidocentes na Educação Infantil reveladas em seus modos de ser docente. Como objetivo geral buscou-se compreender como professoras de Educação Infantil, preferencialmente egressas do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria, constituem seus modos docentes com música no espaço escolar. Especificamente, buscou-se identificar por que, de que forma e em quais momentos professoras unidocentes trabalham com a música no espaço escolar; conhecer quais são as práticas mais desenvolvidas por professoras unidocentes para trabalhar música com as crianças; entender como professoras unidocentes inter-relacionam as experiências de aprendizagem musicais no conjunto dos demais campos de experiências. Como fonte de produção de dados para a pesquisa qualitativa (BRANDÃO, 2001; MINAYO, 2009) teve-se como base dois instrumentos de investigação: questionário semiaberto (GIL, 1999; BABBIE, 2003) e grupo focal (BAUER; GASKEL, 2002; GATTI, 2005; OLIVEIRA, et al. 2020). Para a análise das narrativas tomou-se a analise compreensiva-interpretativa (SOUZA, 2006, 2014). As análises realizadas estão apresentadas por cinco Unidades de Análise temática: “Trabalhando com a música”, “O papel da professora”, “Musicalizar”, “Um ouvinte sensível” e “Músicas infantis”. A partir do exposto, sublinha-se a importância de refletir sobre o profissional egresso do curso de Pedagogia e seus modos de ser unidocente, sobre ser professora referência que potencializa a música em sua sala de aula e aprofunda repertório de conhecimentos e saberes sobre o mundo, para e com as crianças de Educação Infantil.por
dc.contributor.advisor1Bellochio, Cláudia Ribeiro
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8653053694824805por
dc.contributor.advisor-co1Correa, Aruna Noal
dc.contributor.referee1Pacheco, Eduardo Guedes
dc.contributor.referee2Salva, Sueli
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9829686799084423por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International