Mostrar registro simples

dc.creatorUecker, Taciana
dc.date.accessioned2024-07-05T13:35:40Z
dc.date.available2024-07-05T13:35:40Z
dc.date.issued2024-03-08
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32171
dc.description.abstractThis thesis is a bet on teaching, which can be extended to any teaching, but especially teaching for/with children. By problematizing teaching, I tried to come up with a thesis based on the questions: How can we think about teaching together with three threads: childhood, school and inventiveness? How do these threads become power to produce other relationships with children and inspire [other] teachers? In view of these questions, the objective: to problematize teaching by being a teacher for/with childhoods. In order to carry out the research, I produced a collection of snapshots that are part of my teaching experience with children and that make it teaching, experience, possibility and invention. Methodologically with a [dis]tangle of threads [words] to think about the in-between. Childhood, school and inventiveness, which, like threads, took center stage in the [dis]entanglement. I wrote this as a teacher-researcher in the making, who in [un]tangling seeks to avoid knots in order to bet on ties that can be unmade/re-made as many times as possible and necessary. In this way, the experience of teaching makes it possible to [dis]entangle other modes of teacher constitution when childhood [infanciar] and inventiveness move through an action of [being] teaching, which puts into operation a teacher function and the production of the school as territory[s] of inventiveness and experience.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDocênciapor
dc.subjectInfância[s]por
dc.subjectEscolapor
dc.subjectInventividadepor
dc.subjectTerritóriopor
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectChildhood[s]eng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectInventivenesseng
dc.subjectTerritoryeng
dc.title[Des]emaranhando a docência entre infância[s], escola e inventividadepor
dc.title.alternative[Dis]entanglement teaching between childhood, school and inventivenesseng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoEste ensaio-tese é uma aposta na docência, pode-se estender a qualquer docência, mas em especial à docência para/com as infâncias. Problematizando à docência, procurei pensar uma tese a partir das perguntas: Como pensar à docência junto de três fios: infância, escola e inventividade? Como esses fios se tornam potência para produzir outras relações com as crianças e inspirar [outros] docentes? Diante das perguntas, o objetivo: Problematizar à docência sendo docente para/com as infâncias. Para o desenvolvimento da pesquisa, produzi como materialidade uma coleção de instantâneos-demorados que são parte da minha experiência docente com as crianças e que faz dela, uma docência, experiência, possibilidade e invenção. Metodologicamente com um [des]emaranhado de fios [palavras] para pensar o entre. Infância, escola e inventividade, que como fios, ganharam centralidade no [des]emaranhado. Ocupei-me dessa escrita enquanto docente-pesquisadora em produção, que ao [des]emaranhar-se busca evitar nó para apostar em laços que pode ser des/re-feito tantas vezes que for possível e necessário. Desta forma, a experiência da docência torna possível [des]emaranhar outros modos de constituição docente quando, a infância [infanciar] e a inventividade, movimentam-se por uma ação de [ser] docência, que coloca em funcionamento uma função-educador[a] e a produção da escola enquanto território[s] de inventividade e experiência.por
dc.contributor.advisor1Possa, Leandra Bôer
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1050405469171971por
dc.contributor.referee1Carvalho, Rodrigo Saballa de
dc.contributor.referee2Hattge, Morgana Domênica
dc.contributor.referee3Segat, Taciana Camera
dc.contributor.referee4Menezes, Eliana Da Costa Pereira de
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9050445553522704por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International