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dc.contributor.advisorRudnicki, Carlise Porto Schneider
dc.creatorFerraz, Sabrina Baerle
dc.date.accessioned2024-07-09T13:09:57Z
dc.date.available2024-07-09T13:09:57Z
dc.date.issued2023-12-12
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32235
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Comunicação Social Relações Públicas do Centro de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal de Santa Maria como requisito parcial para a obtenção do grau de Bacharel em Comunicação Social Relações Públicas.por
dc.description.abstractThe rise of artificial intelligence technologies has generated debate about their impact on the social, cultural, and economic spheres. This paper aims to investigate the perceptions of Public Relations professionals in the face of the growing use of artificial intelligence tools, with the goal of understanding their views on the impacts of using Artificial Intelligence tools on the job market in the field of communication. The process included drafting a history of artificial intelligence and the public relations profession, identifying automated tasks, and reflecting on how these innovations influence the Public Relations job market. Additionally, the adopted methodology is exploratory and qualitative, utilizing the intuitive and monographic methods. The research is socially justified as it studies changes that affect culture, the economy, and sociability, especially in the context of technological innovations. Furthermore, the perception of Public Relations professionals is fundamental to understanding how organizations act in the face of these advances, as well as related ethical aspects. The first section of the paper looks at the historical development of AI, from its emergence to today's advances, including generative technologies and ethical concerns. This contextualization serves as a reference for understanding the future prospects of AI in communication and Public Relations. Secondly, the research contextualizes the evolution of Public Relations over time, exploring its historical and theoretical basis. It highlights the flexibility of the profession and its potential for adaptation, suggesting the integration of emerging technologies. The third part deals with the perceptions of PR professionals in relation to the aforementioned impacts. The paper proposes a discussion on the need to adapt, evidenced by the analysis of publications by PR leaders on LinkedIn, revealing different approaches to the subject. Finally, the concluding remarks underscore both the positive perspectives and challenges for PR professionals amidst the rise of AI. While technological advances present opportunities for innovation and adaptation, the findings of the study suggest a certain hesitancy among professionals to fully embrace emerging technologies.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInteligência Artificialpor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectRelações Públicaspor
dc.titleReflexões sobre inteligência artificial e a área de relações públicaspor
dc.title.alternativeReflections on artificial intelligence and the area of public relationseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationComunicação Social Relações Públicaspor
dc.description.resumoA ascensão das tecnologias de inteligência artificial tem gerado debates sobre seus impactos nas esferas social, cultural e econômica. Este trabalho se propõe a investigar as percepções dos profissionais de Relações Públicas diante do uso crescente de ferramentas de inteligência artificial, com o objetivo de compreender as percepções desses profissionais sobre os impactos da utilização de ferramentas de Inteligência Artificial no mercado de trabalho na área da comunicação. O percurso incluiu a elaboração de uma linha histórica sobre inteligência artificial e a profissão de Relações Públicas, a identificação de tarefas automatizadas, e a reflexão sobre como essas inovações influenciam o mercado de trabalho em Relações Públicas. Além disso, a metodologia adotada é exploratória e qualitativa, utilizando o método intuitivo e monográfico. A pesquisa justifica-se socialmente ao estudar mudanças que afetam cultura, economia e sociabilidade, principalmente no contexto das inovações tecnológicas. Ademais, a percepção dos profissionais de Relações Públicas é fundamental para entender a atuação das organizações diante desses avanços, bem como aspectos éticos relacionados. A primeira divisão do trabalho aborda o desenvolvimento histórico da IA, desde seu surgimento até os avanços hodiernos, incluindo tecnologias generativas e preocupações éticas. Essa contextualização serve como referencial para compreender as perspectivas futuras da IA na comunicação e nas Relações Públicas. No segundo momento, a pesquisa contextualiza a evolução das Relações Públicas ao longo do tempo, explorando sua base histórica e teórica. Destaca-se a flexibilidade da profissão e seu potencial de adaptação, sugerindo a integração das tecnologias emergentes. A terceira parte trata das percepções dos profissionais de Relações Públicas em relação aos impactos citados. Propõe uma discussão sobre a necessidade de adaptação, evidenciada pela análise das publicações de líderes de Relações Públicas no LinkedIn, que revela diferentes abordagens em relação ao tema. Por fim, nas considerações finais destacam as perspectivas positivas e os desafios para os profissionais de RP diante da ascensão da IA. Embora os avanços tecnológicos ofereçam oportunidades de inovação e adaptação, os resultados do trabalho indicam uma relativa hesitação por parte dos profissionais em adotar totalmente as tecnologias emergentes.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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