Meu primeiro garimpo: moda circular e mapa de brechós em Santa Maria - RS
Resumo
O presente projeto experimental visou explorar e disseminar a cultura de brechós como uma ferramenta para a conscientização e a difusão de conhecimento sobre a moda circular e fomentar discussões sobre adesão à prática de consumo sustentável na cidade de Santa Maria, RS. A metodologia adotada fundamentou-se na criação de conteúdo específico para a plataforma Instagram, destacando-se a produção de informações relacionadas à moda e à economia circular, bem como a elaboração de um mapa de brechós na localidade. Para embasar teoricamente o trabalho, recorremos a conceitos essenciais relacionados à moda circular, com base nos autores McRobbie (2005), Ellen MacArthur Foundation, Kim, Jung e Lee (2021), Lipovetsky (1989), Hall (1968), Blackman (2005), Sull e Turconi (2008) e Tórtaro (2017). A comunicação organizacional foi abordada com base nas contribuições de Kunsch (2014) e Baldissera (2009), enquanto as questões de redes sociais e interatividade foram discutidas à luz de Correa (2005 apud Terra, 2006), Amaral (2016), Blumer (1980 apud Amaral, 2016), Recuero (2009 apud Amaral, 2006), Ferreira e Chiareto (2021), Jenkins (2008), Terra (2006) e Georgieva A e Djoukanova A (2014). A análise de métricas e impacto social foi adotada como instrumento para mensuração do projeto, avaliando o desempenho nas redes sociais. Ao conectar teoria e prática, o experimento evidenciou a relevância da integração entre estudos acadêmicos e serviço à comunidade. A comunicação, nesse contexto, emerge como uma ferramenta valiosa para engajar o público, disseminar informações pertinentes e promover mudanças positivas. Ao final, através da experimentação, instaurou-se um meio para que a comunidade dê os primeiros passos na adoção de práticas de moda sustentável, impactando positivamente a cultura de brechós e incentivando comportamentos mais conscientes.
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