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dc.contributor.advisorKegler, Jaqueline Quincozes
dc.creatorPaust, Thalya Dalla Costa
dc.date.accessioned2024-07-16T15:52:12Z
dc.date.available2024-07-16T15:52:12Z
dc.date.issued2023-11-30
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32327
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Comunicação Social – Relações Públicas do Centro de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal de Santa Maria como requisito parcial para a obtenção do grau de Bacharel em Comunicação Social – Relações Públicas.por
dc.description.abstractThe present study proposes to analyze the triangulation between public communication, universities and technology parks, characterizing the communicative scenario of a park in the implementation phase: The Innovation, Science and Technology Park (InovaTec) of the Federal University of Santa Maria (UFSM). With the recent incorporation of innovation as a structuring pillar at UFSM, InovaTec reflects the institution's growing efforts to advance and consolidate its innovation ecosystem, representing a unique opportunity to strengthen ties with society and foster relationships in the quadruple helix (companies, universities, government and civil society). Public communication appears as a key piece in this process, being essential to understand its planning and effectiveness during the park's implementation phase. The research aims to identify challenges in this process, considering the premise that current communication focuses mainly on its own ecosystem, considering the need for consolidation in the environment, since it is a park in initial development initiatives. The methodology adopted for investigation covers bibliographical research with the exploration of the main approaches to the concept of Public Communication (DUARTE, 2011, 2012; BRANDÃO, 2012a, 2012b; ZÉMOR, 1995) and the description of innovation environments (TEIXEIRA, 2018; IASP , 2023; ANPROTEC, 2002, 2007; VEDOVELLO; JUDICE; MACULAN, 2006), also adopting techniques such as documentary research based on documents guiding the Park's communication, conducting semi-structured interviews with managers related to the administrative and communication sphere, application form for scholarship holders and interns and subsequent analysis of the content. As a result, there was a need for a better understanding of the aspects that are relevant to public communication an its exercise. There is also an urgency for greater articulation and integration of the University with its innovation environments in terms of communication.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectcomunicação públicapor
dc.subjectinovaçãopor
dc.subjectuniversidadepor
dc.subjectparques tecnológicospor
dc.subjectsociedadepor
dc.titleComunicação Pública no contexto de parques tecnológicos em fase inicial: perspectivas e desafios no Inovatec/UFSMpor
dc.title.alternativePublic communication in the context of technology parks in the initial phase: perspectives and challenges at Inovatec/UFSMeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationComunicação Social - Relações Públicaspor
dc.description.resumoO presente estudo propõe analisar a triangulação entre comunicação pública, universidade e parques tecnológicos, caracterizando o cenário comunicativo de um parque em fase de implantação: O Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia (InovaTec) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Com a recente incorporação da inovação como pilar estruturante na UFSM, o InovaTec reflete os esforços crescentes da instituição para avançar e consolidar seu ecossistema de inovação, representando uma oportunidade única de estreitar laços com a sociedade e fomentar interações na quádrupla hélice (empresas, universidade, governo e sociedade civil). A comunicação pública surge como peça-chave nesse processo, sendo essencial entender seu planejamento e efetividade durante a fase de implantação do parque. A pesquisa tem como objetivo identificar desafios nesse processo, considerando a premissa de que a comunicação atual concentra-se majoritariamente no seu próprio ecossistema, em vista a necessidade de consolidação no meio, uma vez que trata-se de um parque em estágios iniciais de desenvolvimento. A metodologia adotada para investigação abrange a pesquisa bibliográfica com a exploração das principais abordagens do conceito de Comunicação Pública (DUARTE, 2011, 2012; BRANDÃO, 2012a, 2012b; ZÉMOR, 1995) e a descrição de ambientes de inovação (TEIXEIRA, 2018; IASP, 2023; ANPROTEC, 2002, 2007; VEDOVELLO; JUDICE; MACULAN, 2006), adotando, ainda, técnicas como pesquisa documental a partir de documentos norteadores da comunicação do Parque, condução de entrevistas semiestruturadas com gestores relacionados à esfera administrativa e comunicacional, aplicação de formulário a bolsistas e estagiários e a posterior análise do conteúdo. Como resultado, constatou-se a necessidade de um melhor entendimento acerca dos aspectos que constituem a comunicação pública e seu exercício. Observou-se, ainda, a urgência de uma maior articulação e integração da Universidade com seus ambientes de inovação no que tange a comunicação.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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