dc.creator | Machado, Raul dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2024-08-05T18:48:27Z | |
dc.date.available | 2024-08-05T18:48:27Z | |
dc.date.issued | 2024-04-22 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32632 | |
dc.description.abstract | Rio Grande do Sul plays a significant role in the Brazilian soybean market,
ranking fourth in production volume. However, severe drought events, such as
the one that occurred in the 2021/2022 crop season, have harmed the
performance of the state's soybean chain, significantly reducing average
productivity. The challenge of drought events, combined with rising production
costs, has presented producers with a scenario of great challenges when it
comes to marketing soybeans. Currently, several authors discuss soybean
marketing based on a traditional model that compares the marketing
performance of farms against an ideal scenario, assuming that producers make
rational decisions. Since the 1950s, an important movement has emerged to
discuss decision-making regarding financial activities from the perspective of
behavioral characteristics. Behavioral finance gained traction in academic
discussions in the following decades, consolidating itself as a field of research
that operates under the convergence of diverse areas of knowledge such as
psychology, economics, and finance.Scientific production in behavioral finance
has focused on evaluating the performance of investors and financial market
managers, gaining robustness in interpreting decision-making in this area, in
contrast to analyzes of marketing dynamics in agriculture. This study proposes
to analyze the application of behavioral finance theory to the analysis of
decision-making by soybean producers in Rio Grande do Sul regarding
marketing. It uses an exploratory approach and quantitative analysis of data
collected through questionnaires applied to soybean producers in the state to
identify relationships between behavioral factors and the decision-making
process of these producers for marketing their soybeans | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Teoria da perspectiva | por |
dc.subject | Finanças comportamentais | por |
dc.subject | Tomada de decisão | por |
dc.subject | Soybeans | eng |
dc.subject | Behavioral finances | eng |
dc.subject | Market | eng |
dc.title | Fatores comportamentais na comercialização de soja por agricultores do Rio Grande do Sul | por |
dc.title.alternative | Behavioral factors in soybean marketing by farmers in Rio Grande do Sul | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O Rio Grande do Sul atua de maneira importante no mercado brasileiro de
soja, ocupando a quarta posição em volume de produção. Atualmente, diversos
autores discutem a comercialização da soja a partir de um modelo tradicional,
baseado no exercício de comparar o desempenho de comercialização das
propriedades, frente à um cenário ideal, partindo do pressuposto de que os
produtores atuam de maneira racional na sua tomada de decisão. A partir da
década de 1950, um movimento importante passou a discutir a tomada de
decisões com relação às atividades financeiras, sob a ótica de caracteres
comportamentais. As finanças comportamentais ganharam força nas
discussões acadêmicas nas décadas seguintes, se consolidando como um
campo de pesquisa que atua sob a ótica da convergência de diversas áreas de
conhecimento como a psicologia, a economia e as finanças. A produção
científica em torno das finanças comportamentais se concentrou na avaliação
do desempenho de investidores e gestores do mercado financeiro, ganhando
robustez na interpretação da tomada de decisões nesta área, ao contrário das
análises sobre as dinâmicas de comercialização na agricultura. O presente
estudo, propôs analisar a aplicação da teoria das finanças comportamentais, na
análise da tomada de decisão por produtores de soja do Rio Grande do Sul na
comercialização, utilizando uma abordagem exploratória e análise quantitativa
de dados coletados através de questionários aplicados a produtores de soja do
Rio Grande do Sul, a fim de identificar relações entre os fatores
comportamentais e a tomada de decisão para a comercialização destes
produtores. Verificou-se, além da manifestação dos aspectos comportamentais
na tomada de decisão, a interação entre estes aspectos, em especial a relação
do comportamento de aversão à perdas com os demais. A aversão à perdas
atua como um moderador dos demais comportamentos e guarda relação mais
próxima com os comportamentos de otimismo e manutenção do Status quo.
Também foi verificada a manifestação distinta do comportamento de
conformidade social, com relação ao contexto em que o indivíduo está inserido.
Os resultados sugerem que o comportamento do produtor frente a
comercialização pode interferir no seu desempenho, e ter maior domínio sobre
as questões comportamentais pode auxiliar a tomar decisões mais assertivas | por |
dc.contributor.advisor1 | Costa, Nilson Luiz | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4436596248591572 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Oliveira, Gabriel Nunes de | |
dc.contributor.referee1 | Ferreira, Elaine | |
dc.contributor.referee2 | Santos, Marcos Antônio Souza dos | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3721504453213408 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Agronomia | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Agronegócios | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA | por |
dc.publisher.unidade | UFSM Palmeira das Missões | por |