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dc.creatorMachado, Raul dos Santos
dc.date.accessioned2024-08-05T18:48:27Z
dc.date.available2024-08-05T18:48:27Z
dc.date.issued2024-04-22
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32632
dc.description.abstractRio Grande do Sul plays a significant role in the Brazilian soybean market, ranking fourth in production volume. However, severe drought events, such as the one that occurred in the 2021/2022 crop season, have harmed the performance of the state's soybean chain, significantly reducing average productivity. The challenge of drought events, combined with rising production costs, has presented producers with a scenario of great challenges when it comes to marketing soybeans. Currently, several authors discuss soybean marketing based on a traditional model that compares the marketing performance of farms against an ideal scenario, assuming that producers make rational decisions. Since the 1950s, an important movement has emerged to discuss decision-making regarding financial activities from the perspective of behavioral characteristics. Behavioral finance gained traction in academic discussions in the following decades, consolidating itself as a field of research that operates under the convergence of diverse areas of knowledge such as psychology, economics, and finance.Scientific production in behavioral finance has focused on evaluating the performance of investors and financial market managers, gaining robustness in interpreting decision-making in this area, in contrast to analyzes of marketing dynamics in agriculture. This study proposes to analyze the application of behavioral finance theory to the analysis of decision-making by soybean producers in Rio Grande do Sul regarding marketing. It uses an exploratory approach and quantitative analysis of data collected through questionnaires applied to soybean producers in the state to identify relationships between behavioral factors and the decision-making process of these producers for marketing their soybeanseng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTeoria da perspectivapor
dc.subjectFinanças comportamentaispor
dc.subjectTomada de decisãopor
dc.subjectSoybeanseng
dc.subjectBehavioral financeseng
dc.subjectMarketeng
dc.titleFatores comportamentais na comercialização de soja por agricultores do Rio Grande do Sulpor
dc.title.alternativeBehavioral factors in soybean marketing by farmers in Rio Grande do Suleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO Rio Grande do Sul atua de maneira importante no mercado brasileiro de soja, ocupando a quarta posição em volume de produção. Atualmente, diversos autores discutem a comercialização da soja a partir de um modelo tradicional, baseado no exercício de comparar o desempenho de comercialização das propriedades, frente à um cenário ideal, partindo do pressuposto de que os produtores atuam de maneira racional na sua tomada de decisão. A partir da década de 1950, um movimento importante passou a discutir a tomada de decisões com relação às atividades financeiras, sob a ótica de caracteres comportamentais. As finanças comportamentais ganharam força nas discussões acadêmicas nas décadas seguintes, se consolidando como um campo de pesquisa que atua sob a ótica da convergência de diversas áreas de conhecimento como a psicologia, a economia e as finanças. A produção científica em torno das finanças comportamentais se concentrou na avaliação do desempenho de investidores e gestores do mercado financeiro, ganhando robustez na interpretação da tomada de decisões nesta área, ao contrário das análises sobre as dinâmicas de comercialização na agricultura. O presente estudo, propôs analisar a aplicação da teoria das finanças comportamentais, na análise da tomada de decisão por produtores de soja do Rio Grande do Sul na comercialização, utilizando uma abordagem exploratória e análise quantitativa de dados coletados através de questionários aplicados a produtores de soja do Rio Grande do Sul, a fim de identificar relações entre os fatores comportamentais e a tomada de decisão para a comercialização destes produtores. Verificou-se, além da manifestação dos aspectos comportamentais na tomada de decisão, a interação entre estes aspectos, em especial a relação do comportamento de aversão à perdas com os demais. A aversão à perdas atua como um moderador dos demais comportamentos e guarda relação mais próxima com os comportamentos de otimismo e manutenção do Status quo. Também foi verificada a manifestação distinta do comportamento de conformidade social, com relação ao contexto em que o indivíduo está inserido. Os resultados sugerem que o comportamento do produtor frente a comercialização pode interferir no seu desempenho, e ter maior domínio sobre as questões comportamentais pode auxiliar a tomar decisões mais assertivaspor
dc.contributor.advisor1Costa, Nilson Luiz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4436596248591572por
dc.contributor.advisor-co1Oliveira, Gabriel Nunes de
dc.contributor.referee1Ferreira, Elaine
dc.contributor.referee2Santos, Marcos Antônio Souza dos
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3721504453213408por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAgronomiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Agronegóciospor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIApor
dc.publisher.unidadeUFSM Palmeira das Missõespor


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