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dc.creatorBentancourt, Diego Emanoel Veis
dc.date.accessioned2024-08-19T19:11:11Z
dc.date.available2024-08-19T19:11:11Z
dc.date.issued2024-03-29
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32828
dc.description.abstractThis research, carried out in the years 2022 and 2023, within the scope of the Postgraduate Program in Public Policies and Organizational Management, at the Federal University of Santa Maria (UFSM), in the research line LP2 - Pedagogical Management and Educational Contexts and linked to the actions of the research group Teaching, School and Teacher Training (DOCEFORM). The aim was to understand how the changes in ways of life caused by experiences during the COVID-19 pandemic impact on teachers' well-being and the organization and development of their work. To this end, our research problem was to answer: How were the changes in ways of life perceived during the COVID-19 pandemic, in particular: how do these changes impact teachers' health, the organization and development of their work in the early years of elementary school in Sant'Ana do Livramento? As a way of organizing the research methodology, we have broken down this problem into three research questions: (1) How were teachers' work organized and developed to meet the demands imposed by the Covid-19 pandemic? (2) What changes did teachers experience during the pandemic in terms of their social and work dynamics? (3) How did teachers perceive the effects of the new ways of organizing their work to meet the demands of the pandemic on their professional well-being? To this end, we adopted a qualitative approach. Our research context was an elementary school located in the city of Sant'Ana do Livramento (RS). As contributions, in addition to expanding the conceptual theoretical field, we also realized, through the narratives and through the analysis of the teachers' work and their forms of organization, development and reconstruction due to the pandemic, to observe and understand the conditioning factors of the wellbeing of these professionals.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectBem-estar docentepor
dc.subjectTrabalho docentepor
dc.subjectTrabalho escolarpor
dc.subjectPandemiapor
dc.subjectTeacher well-beingeng
dc.subjectTeacher workeng
dc.subjectSchool workeng
dc.subjectPandemiceng
dc.titleVivências na pandemia: as reinvenções do trabalho e as interferências no bem-estar docentepor
dc.title.alternativeExperiences in the pandemic: the reinventions of work and the interferences in the well-being of teacherseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa foi desenvolvida nos anos de 2022 e 2023, no âmbito Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Organizacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na linha de pesquisa LP2 - Gestão Pedagógica e Contextos Educativos e vinculados às ações do grupo de pesquisa Docência, Escola e Formação de professores (DOCEFORM). O objetivo foi compreender como as mudanças nas formas de vida provocadas pelas vivências durante a pandemia da COVID-19 impactam no bem-estar dos professores, na organização e desenvolvimento de seu trabalho. Para isso, nossa problemática de pesquisa foi responder: Como foram percebidas as mudanças nas formas de vida durante a pandemia COVID-19 em especial: como essas mudanças impactam a saúde dos professores, a organização e o desenvolvimento de seus trabalhos nos anos iniciais do Ensino Fundamental de Sant‟Ana do Livramento? Como forma de organizarmos a metodologia da pesquisa, desdobramos esse problema em três questões de pesquisa, são elas: (1) Como se deu a organização e desenvolvimento do trabalho dos professores para atendimento das demandas impostas pela pandemia da Covid19? (2) Quais foram as mudanças vividas pelos professores durante a pandemia no âmbito de sua dinâmica social e de trabalho? (3) Como os professores perceberam os efeitos das novas formas de organização de seu trabalho para atendimento das demandas da pandemia na sua condição de bem-estar profissional? Para tanto, adotamos uma abordagem qualitativa. Nosso contexto de pesquisa foi uma Escola de Ensino Fundamental localizada na cidade de Sant‟Ana do Livramento (RS). Como contribuição, além da ampliação do campo teórico conceitual, também percebeu, por meio das narrativas e por meio da análise do trabalho dos professores e de suas formas de organização, desenvolvimento e reconstrução em função da pandemia, observar e compreender os condicionantes do bem-estar destes profissionais.por
dc.contributor.advisor1Gama, Maria Eliza Rosa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3265100694974444por
dc.contributor.referee1Cecchin, Andréa Forgiarini
dc.contributor.referee2Nogueira, Vanessa dos Santos
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2440741954193308por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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