Ferramentas tecnológicas na educação básica: perspectivas e desafios no aporte pedagógico dos professores
View/ Open
Date
2024-09-11Primeiro membro da banca
Mallmann, Elena Maria
Segundo membro da banca
Nicoletti, Elenize Rangel
Metadata
Show full item recordAbstract
As tecnologias estão presentes na área educacional há algum tempo, porém, sua utilização
encontra-se restrita. No entanto, com a Pandemia de COVID-19, surgiu a necessidade de usá-las
para dar continuidade ao trabalho de forma híbrida, necessitando-se adaptar-se a este novo modelo
de trabalho. A partir desta perspectiva, esta dissertação do Mestrado em Educação, vincula-se a
Linha de Pesquisa 2 (LP2): Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces
do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria
(UFSM). O estudo buscou responder como os professores da Educação Básica estão fazendo uso
das ferramentas tecnológicas oferecidas pela escola ou mantenedora, após o retorno das aulas
presenciais, no desenvolvimento de suas aulas. A investigação teve como lócus o Instituto
Estadual de Educação Olavo Bilac, localizado em Santa Maria, RS, tendo como público alvo 08
professores que vivenciaram/vivenciam esta realidade. A partir do questionamento, o estudo tem
como objetivo geral analisar a incorporação das tecnologias educacionais utilizadas pelos
professores da escola em questão, durante o período pandêmico e sua continuidade no retorno
presencial. A pesquisa é justificada pela constatação da pesquisadora, de que o emprego do
Google Meet, Google Classroom e outras plataformas educacionais representam recursos
importantes no apoio pedagógico, que iniciou-se no afastamento e continua durante o retorno às
aulas presenciais. Como procedimento metodológico trata-se de um estudo de caso com
professores que atuam na educação básica da referida escola, e como estes fazem uso dos
aparatos tecnológicos no seu cotidiano. Isso permite uma investigação mais aprofundada sobre o
trabalho destes profissionais, especialmente os desafios enfrentados na adaptação destes recursos e
após o retorno presencial ao ambiente escolar. O estudo também se fundamenta na análise de
Bardin (2016), entre outros autores abordados na revisão bibliográfica. Com base na análise dos
questionários, foi identificado que, durante o período pandêmico, a educação básica enfrentou
desafios sem precedentes, o que levou à adoção acelerada das Tecnologias da Informação e
Comunicação (TIC) por parte dos professores. A falta de familiaridade com as ferramentas
digitais, dificuldades técnicas e a necessidade de adaptar conteúdos para o formato online foram
obstáculos significativos. Além disso, a desigualdade no acesso às tecnologias por parte dos
alunos exacerbou as dificuldades de ensino, demandando dos professores maior flexibilidade e
criatividade para garantir a inclusão da maioria dos estudantes no processo de aprendizagem.
Com o retorno das aulas presenciais, a continuidade do uso das TIC tem sido uma questão central.
Muitos professores perceberam os benefícios dessas tecnologias para o ensino, como a
possibilidade de diversificação das atividades pedagógicas e o aumento do engajamento dos
estudantes. Assim, mesmo com o retorno ao ambiente físico, as TIC continuam a ser utilizadas
como ferramentas complementares, enriquecendo as práticas pedagógicas e possibilitando uma
educação diversificada. Portanto, a experiência vivida durante o início da pandemia provocou
uma transformação significativa na forma como as TIC são vistas e utilizadas no Instituto de
Educação Olavo Bilac e atualmente estas são um aporte no planejamento e execução das aulas.
Collections
The following license files are associated with this item: