Experiência de leitura por andaimes articulada ao uso de filmes na formação de professores de ciências
Visualizar/ Abrir
Data
2024-08-29Primeiro membro da banca
Amaral, Janine Bochi do
Segundo membro da banca
Duarte, Rosália Maria
Terceiro membro da banca
Santos, Eliane Gonçalves dos
Quarto membro da banca
Ramos, Maria Rosângela Silveira
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O processo de ensino-aprendizagem no ensino de Ciências é composto por um universo de significados, de conteúdos, de teorias, de aspectos sociais, os quais trazem desafios para a sua inserção no ambiente escolar. Neste contexto, o Cinema emerge como uma estratégia facilitadora, para auxiliar na aprendizagem dos conteúdos da área do ensino de Ciências. Assim, a presente tese de doutorado tem por objetivo analisar as contribuições da Experiência de Leitura por Andaimes articulada ao uso de filmes, na formação inicial de professores de Ciências. Este estudo foi organizado em dois momentos: Pesquisa Bibliográfica e Pesquisa sobre o processo formativo. Na Pesquisa Bibliográfica, realizou-se a análise da produção acadêmica sobre o Cinema no ensino de Ciências, com foco em teses e dissertações. Os resultados dessa investigação demonstraram que o número de pesquisas sobre o tema é relativamente pequeno quando comparado às pesquisas desenvolvidas no ensino de Ciências em geral. Além disso, a maioria se enquadrou na metodologia qualitativa, de natureza pura, com procedimento técnico diversificado. Na sequência, desenvolveu-se a Pesquisa sobre o processo formativo, na qual foi realizado um Curso de formação “O cinema como ferramenta de ensino na formação de professores”, para os integrantes do Programa Residência Pedagógica - preceptores e residentes - de uma Instituição de Ensino Superior. Os resultados indicaram o potencial da adaptação da Experiência de Leitura por Andaimes para o planejamento e a implementação de práticas com filmes no ensino de Ciências. Essa adaptação possibilitou a articulação da teoria com a prática, fomentando o diálogo e a reflexão sobre as possibilidades e os desafios do uso de filmes nesse contexto. E, por fim, foi construído um produto educacional que apresenta aspectos teóricos e práticos sobre o planejamento e implementação de práticas no ambiente escolar, utilizando a adaptação da Experiência de Leitura por Andaimes para o uso de filmes. Portanto, a presente tese demostrou que a Experiência de Leitura por Andaimes articulada ao uso de filmes configura-se como uma estrutura didático-metodológica efetiva para o planejamento e implementação de práticas pedagógicas, contribuindo para aprendizagem mais significativa e contextualizada de temáticas científicas, por meio do diálogo, motivação, interesse, conhecimento e reflexão.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: