Contrato de informação do jornalismo no ecossistema midiatizado: estratégias semiolinguísticas da instância de produção no facebook
Abstract
Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender como a instância de produção do jornalismo processa o contrato de informação (CHARAUDEAU [1997], 2009) nas mídias sociais digitais, por meio da análise de estratégias semiolinguísticas. Está delimitada às publicações (posts) das páginas (fanpages) mantidas por quatro organizações jornalísticas brasileiras no Facebook Estado de S. Paulo, O Globo, Folha de S. Paulo e Zero Hora. Os objetivos específicos são mapear as principais características e funcionalidades do Facebook como dispositivo de mídia social digital para o jornalismo; identificar, no discurso, os dados externos e internos do contrato de informação nas postagens das páginas selecionadas; reconhecer as estratégias semiolinguísticas desenvolvidas pelas páginas em seus posts; e contribuir para ampliar aos dispositivos de mídia social digital os pressupostos de Charaudeau para o estudo dos contratos de comunicação. A metodologia inclui observação exploratória nas páginas, seleção e categorização de publicações de dois períodos (fevereiro a julho de 2014 e mesmo intervalo de 2015) e aplicação de protocolo de análise semiolinguística a uma semana composta de cada página no ano de 2015. Além de reforçarem o papel de fornecimento de informação em seus posts, as páginas exploram características da mídia social. Podem ser identificadas como marcas do agenciamento entre jornalismo e Facebook a linguagem conversacional, finalidade relacional e propósito autorreferencial. Percebem-se, com a pesquisa, relações híbridas entre mídia social e contrato informativo, que se desenvolvem por meio de associações sociotécnicas, em um processo típico do ecossistema midiatizado.