Produtos televisuais: trajetória e alterações de percurso
Resumo
A presente investigação propõe-se a examinar a trajetória de produtos televisuais que não têm, de antemão, data prevista para término, ou seja, para sua exclusão da grade de programação, conferindo especial atenção às alterações de percurso por eles efetuadas com vistas à sua permanência no ar. Com essa finalidade, elegeu-se como objeto de estudo o programa Esquenta!, que, entre os anos de 2011, 2012 e início de 2013, foi exibido por temporadas, mas que, a partir de maio de 2013, passou a fazer parte da grade fixa de programação da Rede Globo de Televisão. Parte-se da hipótese de que muitos programas televisuais, dependendo do subgênero a que pertencem, na tentativa de se manterem no ar, operam, ao longo de seu percurso de existência, transformações estruturais e/ou adotam novas configurações: articulam outros contextos, propõem novas temáticas, novos quadros, alterando, se necessário, sua própria identidade na busca de construir um público telespectador mais permanente. A pesquisa realizada procura, assim, respostas para algumas questões formuladas sobre a trajetória dos produtos televisuais, indagando-se sobre quando, como e por que são operadas transformações de caráter estrutural em um produto televisual, modificando suas funções, proposta e trajetória na programação de uma emissora. De que forma essas alterações incidem sobre a identidade do programa e da própria imagem e marca de uma emissora de televisão? E que relações essas alterações têm com o contexto social? Assim, o objetivo geral da pesquisa é verificar que estratégias poderiam ser virtualmente empregadas por um produto televisual, ligado ao subgênero programa de auditório, para permanecer no ar, ao longo dos anos. Com a finalidade de dar conta desse objetivo mais amplo, estabeleceram-se os seguintes objetivos específicos: a) traçar um histórico do surgimento dos programas de auditório no contexto televisual brasileiro; b) configurar o contexto comunicativo e enunciativo do Esquenta!, quando do lançamento do programa e no momento atual, depois que passou a fazer parte da grade fixa da emissora, descrevendo seu entorno sociocultural e enunciativo, núcleo de produção e equipe responsáveis pela sua realização; c) analisar as relações intertextuais de caráter paradigmático contraídas pelo Esquenta! com o seu subgênero os programas de auditório; d) apresentar uma configuração geral do Esquenta!, examinando o programa, por temporadas e emissões, quanto aos formatos adotados, quadros, temáticas preferenciais, forma de estruturação espacial, temporal, tonal, forma de configuração dos atores condutor/animador, participantes fixos, convidados eventuais, plateia, etc; e) identificar as alterações estruturais pelas quais passou o Esquenta! em função dos interesses que pautam a ação da RGT; f) examinar as estratégias comunicativas e discursivas empregadas pelo programa na configuração de sua identidade, imagem, público-alvo para dar conta de suas alterações de percurso e simultaneamente adequar-se à imagem e marca da RGT; g) examinar as relações intertextuais de caráter sintagmático contraídas pelo programa com outros produtos televisuais que ele recupera. Considerando a problemática levantada e os objetivos estabelecidos, realizou-se uma análise discursiva, de inspiração semiótica, de diferentes emissões do programa.