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UMA HIPÓTESE DE FUNCIONAMENTO PSICOMOTOR PARA A CLÍNICA DE INTERVENÇÃO PRECOCE

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PERUZZOLO, DANI LAURA.pdf (1.424Mb)
Data
2016-03-09
Autor
Peruzzolo, Dani Laura
Primeiro orientador
Souza, Ana Paula Ramos de
Primeiro membro da banca
Milano, Luiza Ely
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Nesta tese objetivou-se construir e analisar a efetividade de uma Hipótese de Funcionamento Psicomotor como estratégia para tratamento em intervenção precoce de bebês a termo e prematuros, com risco ao desenvolvimento e/ou risco psíquico. Como objetivos secundários, reuniram-se referenciais teóricos que integram uma Hipótese de Funcionamento Psicomotor, a partir de estudos sobre desenvolvimento infantil, aspectos estruturais e instrumentais, os principais elementos conceituais psicomotores: esquema (EC) e imagem corporal (IC) e sobre a clínica em intervenção precoce. A tese tem cunho qualitativo, longitudinal, clínico quase experimental. Faz parte de um estudo que avalia bebês com objetivo de identificar se existe diferença nos resultados dos protocolos PRÉAUT, Indicadores de Risco de Desenvolvimento Infantil (IRDIs) e Denver II, entre prematuros e a termo. A estratégia da tese foi de investigação a partir de estudo de casos múltiplos. A amostra foi por conveniência, sendo um bebê nascido prematuro e um a termo, identificados com risco psíquico e/ou atraso no desenvolvimento no estudo acima citado. Os bebês foram tratados em intervenção precoce por um terapeuta ocupacional, e deu-se a partir de uma Hipótese de Funcionamento Psicomotor, por três e cinco meses, respectivamente. Os atendimentos acontecerem uma vez por semana, e foram filmados e relatados em diário de campo. As filmagens foram utilizadas para identificar cenas que contribuíssem na discussão sobre a eficácia ou não do tratamento em intervenção precoce baseado na Hipótese de Funcionamento Psicomotor. Os resultados foram obtidos comparando os objetivos traçados e os efeitos do tratamento, identificando-se as estratégias de abordagem. Os dois casos clínicos confirmam que a irregularidade psicomotora apresentada como problema de atraso no desenvolvimento psicomotor em ambos, combinado a agitação psicomotora em um caso , pode ser tratada a partir de uma Hipótese de Funcionamento Psicomotor, pois considera a singularidade da interpretação dos sintomas como um anúncio do bebê sobre si e sobre o outro, pautado pelo exercício familiar em que o bebê é estimulado a fazer/ser. Confirma a sensibilidade dos protocolos PRÉAUT e IRDIs para detecção de risco de atraso no desenvolvimento e/ou psíquico. Os resultados reforçam a tese de a hipótese do funcionamento psicomotor tornar-se um procedimento de avaliação fundamental na clínica com bebê. Enfatizam a importância da interpretação sobre o efeito da construção da IC sobre o EC do bebê em uma relação dialética com seus pais. A IC é interpretada a luz dos conceitos psicanalíticos de função materna e paterna para garantir os lugares de suposição de sujeito desejado e castrado, a partir do lugar do sinthoma dos pais. O EC é tomado como o funcionamento motor e cognitivo que anuncia o lugar psíquico em que a IC está sendo elaborada, rompendo com a ideia de tratamento comportamental para bebês. Sob a ótica de um terapeuta ocupacional, a clínica da intervenção precoce construída por meio de aportes da clinica psicomotora tomada como um fazer/ser, pode ser utilizada para o tratamento de bebês que apresentam atraso no desenvolvimento com sintomas de aquisições motoras, cognitivas e psíquicas que devem ser interpretadas a luz de uma Hipótese de Funcionamento Psicomotor.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3451
Coleções
  • Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana [35]

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