Mostrar registro simples

dc.creatorOurique, Maiane Liana Hatschbach
dc.date.accessioned2014-05-23
dc.date.available2014-05-23
dc.date.issued2012-08-07
dc.identifier.citationOURIQUE, Maiane Liana Hatschbach. The aesthetic dimension of teaching formation in the (inter)relation theory and practice. 2012. 169 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3469
dc.description.abstractThis thesis aims to study some topics of the (inter)relation between theory and practice in the space of philosophical-expressive of teacher education. This study objective is promote a discussion about the aesthetic dimension of the educational processes of teaching, viewing the possibilities of the dissonant aspects of reality are incorporated by a knowledge in a non standardized. In general, this concern is recurrent in the Theodor Adorno philosophy. Therefore its proposal for a turn to materiality is focused in this work as an approach that strives to attach different elements to a joint expression of values-added to knowledge. With this research scope, the problem is delimited as follows: what are images of teacher propagated through the expressive body of pedagogical language? For a comprehensive approach to this problematic, the study performs a mapping of teaching's images prevailling in texts presented on the GT 17 - Philosophy of Education - ANPEd in the period 2007 to 2010. In undertaking a hermeneutic reading about these productions, it is possible to assess to what extent the emphatic feature of language contributes to the reconstruction of the critical relation between theory and practice, as well as for the understanding of teacher education while a synthesis of the manifold. This is therefore an attempt to (re) approximated the teaching formation of its broader pedagogical sense, relocating the aesthetic dimension of rationality as an important link to understanding the cultural productions and the different discourses that claim to legitimacy in educational contexts.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFilosofia da educaçãopor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectDocênciapor
dc.subjectEstéticapor
dc.subjectImagenspor
dc.subjectPhilosophy of educationeng
dc.subjectFormationeng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectAestheticeng
dc.subjectImageseng
dc.titleA dimensão estética da formação docente na (inter)relação teoria e práticapor
dc.title.alternativeThe aesthetic dimension of teaching formation in the (inter)relation theory and practiceeng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoEste trabalho de tese tem a intenção de aprofundar alguns tópicos da (inter)relação teoria e prática no âmbito filosófico-expressivo da formação docente. O estudo objetiva promover uma discussão acerca da dimensão estética dos processos formativos da docência, vislumbrando as possibilidades de o conhecimento incorporar de forma não estandardizada os aspectos dissonantes da realidade. De modo geral, esta preocupação é corrente na filosofia de Theodor Adorno, por isso sua proposta de uma virada para a materialidade é enfocada neste trabalho como uma abordagem que se esforça em cingir diferentes elementos para a expressão conjunta dos valores agregados ao conhecimento. Com este escopo de pesquisa, a problemática delimita-se da seguinte maneira: quais imagens de professor se propagam através da instância expressiva da linguagem pedagógica? Para uma aproximação compreensiva desta problemática, o estudo realiza um mapeamento das imagens da docência constituídas nos textos apresentados no GT 17 Filosofia da Educação - da ANPEd no período de 2007 a 2010. Ao empreender uma leitura hermenêutica sobre estas produções, é possível avaliar em que medida o caráter enfático da linguagem contribui para a reconstrução crítica da relação entre teoria e prática, assim como para a compreensão da formação docente enquanto síntese do múltiplo. Esta é, portanto, uma tentativa de (re)aproximar a licenciatura de seu sentido pedagógico mais amplo, realocando a dimensão estética da racionalidade como ponte importante para a compreensão das produções culturais e dos diferentes discursos que reivindicam legitimidade nos contextos educacionais.por
dc.contributor.advisor1Trevisan, Amarildo Luiz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794804Z1#Bancaspor
dc.contributor.referee1Sgro, Margarita Rosa
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7352755062491936por
dc.contributor.referee2Goergen, Pedro Laudinor
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9363686801314028por
dc.contributor.referee3Tomazetti, Elisete Medianeira
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709307J4por
dc.contributor.referee4Rossatto, Noeli Dutra
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794885T4por
dc.contributor.referee5Pereira, Sueli Menezes
dc.contributor.referee5Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760299A8por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777523T7por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples