Imaginário docente médico: o papel do habitus medicus na sua construção
Resumo
Esta pesquisa foi desenvolvida e apresentada ao Programa de Pós-Graduação em
Educação, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na
Linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, como Tese de
Doutorado. Partiu de uma inquietação por parte do autor, ele mesmo um docente
médico da instituição, com relação à forma como se constituem o médico, o docente
e o docente médico, se este é um processo que guarda uma certa linearidade ou
como ele se dá. Partindo dos conceitos de Imaginário de Cornelius Castoriadis no
qual estaria inscrito e sobre o qual atuaria um habitus medicus - conceito oriundo do
habitus de Pierre Bourdieu a pesquisa direcionou-se para uma exploração junto a
um grupo de docentes médicos desta universidade intentando acessar algumas
concepções presentes no imaginário destes sujeitos de pesquisa, focando
principalmente a atenção na construção e atuação de um habitus medicus com
função estruturante destes imaginários, individuais e sociais. A metodologia adotada
consistiu na realização de entrevistas semi estruturadas que posteriormente foram
submetidas a uma análise de conteúdo. Da discussão decorrente da categorização e
unitarização do corpus concluiu-se que é possível sim identificar um habitus medicus
nos sujeitos de pesquisa, habitus medicus este cuja construção se inicia
precocemente, ao adentrar-se ao curso de graduação em medicina, geralmente à
sombra do habitus medicus de um outro professor, mais velho e influente, paulatina
e inexoravelmente, levando a determinar como se dará a futura atuação do docente
médico. A atuação dos profissionais, contrariando algumas das expectativas iniciais
do próprio autor desta Tese, não coloca em oposição as funções de médico e de
docente, mas antes as colocam em consonância, indissociavelmente unidas tanto na
atuação técnica quanto didático pedagógica, variando apenas a intensidade com a
qual um ou outro aspecto se mostra. Do evidenciado pelos docentes médicos,
sujeitos de pesquisa, fica a ideia de que a sua formação didático pedagógica é
deficitária, conforme eles mesmos reconhecem, sendo necessárias maiores ações
institucionais no sentido de contornar esta situação. A adoção da ideia de que há um
habitus medicus atuante nestes indivíduos, conferindo ao processo uma dinâmica
diferenciada, poderá fazer com que, futuramente, as ações implementadas dentro do
universo do ensino médico sejam reconfiguradas.