Mostrar registro simples

dc.creatorSagrillo, Daniele Rorato
dc.date.accessioned2016-02-26
dc.date.available2016-02-26
dc.date.issued2015-01-16
dc.identifier.citationSAGRILLO, Daniele Rorato. WORK TIME AND TIME FREE TEACHERS MUNICIPAL SANTA MARIA/RS. 2015. 242 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3492
dc.description.abstractThis study versifies about the working time and the spare‟ time of municipal teachers from Santa Maria/RS. The objective of this study is to analyze and comprehend the time of teachers in the current configuration of the working world and of the educational reform. The dialectic historical materialism gives base to the study theoretical fundament. It consists in a mixed-method research using the Content Analysis and the IRAMUTEQ software as a support in the definition of the analysis categories. Three hundred twelve participants were obtained through questionnaire and other nine collaborators through the semi-structured interviews, during the year 2014. The results obtained prove the prolongation of the teachers‟ workload, contractual and paid, in and beyond the school space; the sub standardization and intensification of the teachers work; the destabilization of the teachers work with a stable‟ statute, among other aspects. It is concluded that in the reality observed it is not seen an interiorization between the life times, both qualified, complementary and necessary to the human being as constituting dimensions of being. However, an interiority ruled by the logic of the work intensification and sub standardization, in which times inter relate by invasion and the overlap of work and spare time, having available time to reach the extra class activity.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTrabalho docentepor
dc.subjectTempo de trabalhopor
dc.subjectTempo livrepor
dc.subjectTeachers workeng
dc.subjectWorkloadeng
dc.subjectSpare timeeng
dc.titleO tempo de trabalho e o tempo livre dos professores municipais de Santa Maria/RSpor
dc.title.alternativeWork time and time free teachers municipal Santa Maria/RSeng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoEste estudo versa sobre o tempo de trabalho e o tempo livre dos professores municipais de Santa Maria/RS. Objetiva analisar e compreender os tempos docentes na atual configuração do mundo do trabalho e das reformas educacionais. O materialismo histórico dialético embasa a fundamentação teórica do estudo. Consiste em uma pesquisa de métodos mistos, que se utiliza de Análise de Conteúdo e do software IRAMUTEQ como auxiliar para a definição das categorias de análise. Obteve-se 312 participantes por meio de questionários e 9 colaboradores através de entrevistas semiestruturadas, durante o ano de 2014. Os resultados obtidos comprovam o prolongamento da jornada de trabalho dos professores no e para além do espaço escolar, contratual e remunerado; a precarização e intensificação do trabalho docente; a desestabilização do trabalho docente com estatuto de estável , entre outros aspectos. Conclui-se que na realidade investigada não se constata uma interioridade entre os tempos da vida, ambos qualificados, complementares e necessários ao ser humano, enquanto dimensões constituidoras do ser, mas uma interioridade regida pela lógica da intensificação e precarização do trabalho, em que os tempos se inter-relacionam por invasão e sobreposição do tempo de trabalho sobre o tempo livre , tendo o tempo disponível que abarcar a atividade extraclasse.por
dc.contributor.advisor1Pereira, Sueli Menezes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760299A8por
dc.contributor.referee1Hypolito, álvaro Luiz Moreira
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763067P5por
dc.contributor.referee2Maués, Olgaíses Cabral
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0118802077232494por
dc.contributor.referee3Ferreira, Liliana Soares
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707249T0por
dc.contributor.referee4Campos, Rosana Soares
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3832191347253241por
dc.contributor.referee5Prieb, Sérgio Alfredo Massen
dc.contributor.referee5Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775061H7por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4177278A5por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples