Possibilidades educacionais do movimento humano (semovimentar) no contexto do mundo da criança e da educação física escolar
Fecha
2015-08-14Metadatos
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O presente estudo tem como objetivo geral analisar possibilidades para a
Educação Física do movimento humano do 1º ao 4º anos do ensino fundamental. Os
objetivos específicos são: refletir sobre a cultura do movimento e crianças; como as
funções de movimento ganham significado para as crianças; o diálogo entre
criança/movimento e mundo; as questões docentes e a formação de professores
para atuar nos anos iniciais unidocentes e especialistas em Educação Física. O
estudo se desenvolve a partir de uma base metodológica das pesquisas teórica e
bibliográfica. Por meio de leituras de obras clássicas e diferentes autores envolvidos
no tema, discutir e refletir sobre a realidade e propor a construção de um
pensamento que possa servir de base na construção de alternativas para a
realidade das aulas de Educação Física nos anos iniciais. Dessa forma,
pretendemos que o relatório final deste estudo possa ser útil para que novas formas
de desenvolver as aulas de Educação Física nos anos iniciais possam ser pensadas
e criadas, bem como sustentar uma atuação docente voltada para a transformação
didático-pedagógica e uma preocupação com a formação de professores, quer de
maneira formal, quer em uma categoria de formação continuada. Além da Introdução
e da Justificativa, esta pesquisa é complementada com capítulos que procuram
aproximação com os objetivos propostos: Educação, Pedagogia e Educação Física;
A criança e a Infância Uma História; O Movimento e Se-Movimentar; A Corrente
Desenvolvimentista da Educação Física; Educação Psicomotora; Biomecânica e
Educação Física; Movimento Humano e o Se-Movimentar Um Caminho Filosófico;
e concluímos a pesquisa com o capitulo: O Se-Movimentar no Processo da
Educação Criança nas Aulas de Educação Física - Possibilidades Educacionais.