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dc.creatorFontana, Marcus Vinícius Liessem
dc.date.accessioned2016-04-11
dc.date.available2016-04-11
dc.date.issued2015-08-03
dc.identifier.citationFONTANA, Marcus Vinícius Liessem. COMPLEXITY AND RECOGNITION: THE DYNAMICS OF AFFECTION AND CONFLICT IN E-LEARNING. 2015. 284 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3496
dc.description.abstractIn this thesis, I analyze how conflict and affection, as designed by the German philosopher Axel Honneth, especially in his work The Struggle for Recognition: Moral Grammar of Social Conflicts, interfere with the dynamics of a group made up of professors and pre-service teachers in e-learning. From the perspective of Complex Thought of the French sociologist Edgar Morin, I conceive the group as a complex social system. As an exploratory research, I started with the reading of the autobiographical essays wrote by the students who completed the Degree in Spanish in Federal University of Santa Maria in 2013. In those essays, I identified situations around conflicts and affective recognition experienced by the pre-service teachers, and then I selected some informants. These informants participated in narrative interviews, in which they told their respective academic trajectories. Later, I also interviewed the professors, mentioned by them in situations of affective or conflictual interaction. I analyzed all this material from the perspective of Reconstructive Hermeneutics, making the different narratives dialogue to reconstruct the situations experienced by the narrators. From this reconstruction emerges the fact that affectivity is a constant in the relations established in e-learning and we can see it as a facilitator of learning, as well as a cohesive force that tends to keep straight the complex social system. Also, emerge conflict situations. Although the conflict is not seen as something desirable, it shows potential as a maintainer of the complex social system, and it demonstrates power to stimulate new ways of thinking, to create innovative strategies of work and new dynamics of interaction between people. Innovation resulting from the conflict serves as negentropic force, which is opposed to entropy or systemic loss of energy, contributing to the longevity of this system and to obtain positive results in educational terms. I hope these findings tend to contribute to the understanding of the dynamics of relationships in e-learning, allowing its professors understand the importance of human interactions that are revealed behind the computers.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPensamento complexopor
dc.subjectLuta por reconhecimentopor
dc.subjectConflito e afetividadepor
dc.subjectE-learningeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectComplex thoughteng
dc.subjectStruggle for recognitioneng
dc.subjectConflict and affectioneng
dc.titleComplexidade e reconhecimento: as dinâmicas do afeto e do conflito na EADpor
dc.title.alternativeComplexity and recognition: the dynamics of affection and conflict in e-learningeng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoNeste trabalho, analiso de que forma o conflito e a afetividade, conforme concebidos pelo filósofo alemão Axel Honneth, sobretudo em sua obra Luta por Reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais, interferem na dinâmica de um grupo constituído por professores e professores em formação na modalidade Educação a Distância. Concebo o grupo como um sistema social complexo a partir da perspectiva do Pensamento Complexo do sociólogo francês Edgar Morin. Como fonte de dados, debruço-me, inicialmente, sobre os trabalhos de conclusão de curso, inseridos no gênero memorial de formação, dos alunos que concluíram o Curso de Licenciatura em Espanhol e Literaturas EaD da Universidade Federal de Santa Maria em 2013. A partir de uma pesquisa exploratória, em que foram identificados memoriais narrando situações de conflito e de reconhecimento afetivo vividas pelos professores em formação, selecionei alguns informantes. Esses informantes participaram, então, de entrevistas narrativas, em que contaram suas respectivas trajetórias acadêmicas. Mais tarde, os professores por eles mencionados em situações de interação afetiva ou conflitiva foram também entrevistados. Todo esse material foi analisado a partir da perspectiva da Hermenêutica Reconstrutiva, fazendo dialogar as diferentes narrativas a fim de reconstituir as situações vividas pelos narradores. Dessa reconstrução emerge o fato de que a afetividade é uma constante nas relações estabelecidas em EaD e se mostra como elemento facilitador da aprendizagem, além de uma força de coesão que tende a manter o sistema complexo social em boa marcha. Emergem, também, as situações de conflito. Apesar de o conflito não ser encarado como algo desejável, demonstro seu papel como potencial mantenedor do sistema social complexo, pois tem o poder de estimular novas maneiras de pensar, a criação de estratégias inovadoras de trabalho e de novas dinâmicas de interação entre as pessoas. A inovação decorrente do conflito funciona como força neguentrópica, que se contrapõe à entropia ou perda de energia sistêmica, contribuindo para a longevidade desse sistema e para a obtenção de resultados positivos em termos pedagógicos. Essas conclusões tendem a contribuir com a compreensão sobre as dinâmicas das relações na Educação a Distância, permitindo aos seus professores uma percepção maior sobre a importância das interações humanas que se descortinam por detrás dos computadores.por
dc.contributor.advisor1Trevisan, Amarildo Luiz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794804Z1#Bancaspor
dc.contributor.referee1Veiga, Adriana Moreira da Rocha
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701517Y3por
dc.contributor.referee2Rosa, Geraldo Antônio da
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4290166533847099por
dc.contributor.referee3Barcelos, Valdo Hermes de Lima
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786092D6por
dc.contributor.referee4Leffa, Vilson Jose
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783238Y5por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0148962230603842por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


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