dc.creator | Amaral, Cláudia Letícia de Castro do | |
dc.date.accessioned | 2016-07-25 | |
dc.date.available | 2016-07-25 | |
dc.date.issued | 2016-03-21 | |
dc.identifier.citation | AMARAL, Cláudia Letícia de Castro do. PERTENÇA PROFISSIONAL, TRABALHO E SINDICALIZAÇÃO DOS PROFESSORES: MEDIAÇÕES E CONTRADIÇÕES NOS MOVIMENTOS DO CAPITAL. 2016. 265 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3508 | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Pertença profissional | por |
dc.subject | Trabalho dos professores | por |
dc.subject | Sindicalização | por |
dc.subject | Práxis | por |
dc.title | Pertença profissional, trabalho e sindicalização dos professores: mediações e contradições nos movimentos do capital | por |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | Este estudo integra-se às pesquisas desenvolvidas pelo Kairós Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas, no âmbito da UFSM/SM/RS. O objetivo geral foi analisar o modo como os professores sindicalizados do Colégio Politécnico da UFSM elaboram discursos sobre a pertença profissional, considerando as mediações de seu trabalho e sindicalização e as contradições da totalidade capitalista. O processo de produção de dados aconteceu através da realização de quatro grupos focais, organizados sob o critério de década de ingresso como professor(a) no Colégio Politécnico: décadas de 1970, 1990, 2000 e 2010; já que não há professores sindicalizados ingressantes em 1980. Após a realização desses grupos focais, os dados foram transcritos e analisados, considerando as categorias do método marxista historicidade, mediação, contradição, totalidade e práxis. O passo seguinte foi a socialização das análises em Grupo de Interlocução que contou com dez sujeitos das diferentes décadas. A técnica revelou seu caráter dialético ao evidenciar o movimento de sentidos da subjetividade dos sujeitos em si e entre si, como professores, profissionais, trabalhadores, sindicalizados; com a historicidade do Colégio Politécnico como local de trabalho e, este como espaço de entrecruzamento de políticas, revelando sua relação com a totalidade. As diferentes formas de flexibilização do trabalho indicam o fim da sociedade do emprego, estável com garantias; e apontam para era da empregabilidade, na ótica empreendedora de cada um por si reforçando aspectos individualistas. O quadro ilegitima a perspectiva ideológica dos sujeitos e, particularmente, dos sindicatos; em privilégio de uma concepção pragmática e conjuntural. Porém, apesar de predominarem motivos instrumentais (FERREIRA, 2007b) para sindicalização, também foram observados sentidos solidários (FERREIRA, 2007b) que relacionam o sindicato ao coletivo e contribuem na elaboração social da pertença profissional dos professores. Igualmente quanto ao trabalho dos professores, observaram-se sentidos pragmáticos, mercadológicos, individualistas; mas também consenso sobre a centralidade do conhecimento e dos estudantes. Para que essa concepção avance no entendimento do trabalho como práxis, pedagógica e política, há a necessidade de formação voltada para objetivos elaborados coletivamente e consubstanciados em um projeto pedagógico comum. Defende-se a tese de que a pertença profissional dos professores é elaborada a partir de seus processos de trabalho e sindicalização e se constitui como práxis político-pedagógica na medida em que esses estabelecem relações dialéticas entre teoria e prática; individual e coletivo. | por |
dc.contributor.advisor1 | Ferreira, Liliana Soares | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707249T0 | por |
dc.contributor.referee1 | Hypolito, álvaro Luiz Moreira | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763067P5 | por |
dc.contributor.referee2 | Costas, Fabiane Adela Tonetto | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762392A2 | por |
dc.contributor.referee3 | Souza, Maristela da Silva | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7685329921498975 | por |
dc.contributor.referee4 | Ribeiro, José Iran | |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/1466425361587196 | por |
dc.contributor.referee5 | Auler, Décio | |
dc.contributor.referee5Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708444P6 | por |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772348T1 | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |