Almanach da aventura da formação de um desenhista professor
Resumen
Esta é uma pesquisa autobiográca e experiencial por narrativas
em forma de efemérides de um almanaque onde empreendi na
aventura de movimentar-me por experiências fragmentadas,
desconexas e variadas para descobrir quais vivências poderiam
ser referências na formação de um professor, perspectiva na qual
tomei a percepção sensível como o condutor desse percurso.
Sendo assim, a tese é que as experiências sensíveis do cotidiano,
entrecruzadas pelo imaginário e a estética, são referências para a
formação de um professor e para a constituição de singularidades
na sua docência. E, para narrar minha história de vida dessa forma
instituinte, tomei como referências principais a teoria do imaginário
social, em Cornelius Castoriadis, a estética na docência, em Nadja
Hermann, e a história de vida, em Gaston Pineu e Jean-Louis Le
Grand. Por esses olhares e no contexto das variedades das
experiências, percebi a criação como uma narrativa em construção
que necessita da imaginação e da espontaneidade para produzir
vivências e saberes singulares. Essas singularidades, que foram
percebidas pelos entrelaçamentos do imaginário e da estética,
permitiram, ainda, olhar para a pesquisa e a formação de
professores de maneira diferente, como um lugar de
atravessamentos de criações sensíveis, de experienciação da
autonomia, de reexão e de ressignicação dos processos vividos
e de aprendizagem. Por m, nesta perspectiva, ca explícita a
i m p o r t â n c i a d o s s a b e r e s p r o d u z i d o s a p a r t i r d o s
entrecruzamentos do imaginário, que se expressa por uma
narrativa autobiográca instituinte da estética e da sensibilidade,
não só para o Desenho Industrial, mas para a educação. Isso
porque tais saberes podem gerar, entre muitas coisas, a percepção
singular dos sujeitos e a descoberta de saberes novos e autênticos
que poderão se transformar em caminhos, talvez de aventura, para
a criação de novas ou diferentes abordagens educacionais e de
pesquisas sobre a formação de professores.