Intervenções educativas em saúde com professores e alunos do ensino fundamental por meio da problematização
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Date
2013-11-13Terceiro membro da banca
Schetinger, Maria Rosa Chitolina
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A inserção de temáticas relacionadas à saúde e aos fatores de risco para doenças e agravos não transmissíveis (DANTs) deve ser priorizada no contexto escolar, uma vez que estas doenças representam a primeira causa de morte em nosso país. No entanto, para que estas temáticas sejam abordadas na escola, é preciso que os educadores estejam devidamente capacitados para assumir tal tarefa. Assim, o processo de formação continuada de professores para o trabalho com educação e saúde de forma interdisciplinar e significativa, deve ser estimulado e, pode ter como base a utilização de metodologias ativas, como a Metodologia da Problematização (MP). Nesse contexto, o objetivo principal desta tese foi avaliar a efetividade da metodologia da problematização como ferramenta de ensino interdisciplinar e, promover a capacitação de professores e alunos do ensino fundamental sobre saúde e fatores de risco para DANTs. Inicialmente investigou-se o conhecimento dos escolares e professores de Ciências e Educação Física da 7ª série do ensino fundamental sobre saúde e fatores de risco para DANTs, onde foi possível constatar uma boa base de conhecimento para determinados fatores de risco, como por exemplo, o sedentarismo e a má alimentação. Mas, vale ressaltar que, por se tratar de um público de adolescentes em período de formação de hábitos e estilo de vida é necessário maior esclarecimento sobre estes temas e atividades que visem o estímulo à prevenção e promoção da saúde na escola. Posteriormente, foram proporcionados, aos professores, cursos de capacitação em saúde no contexto escolar, realizados em parceria com os órgãos públicos responsáveis pelas escolas municipais e estaduais de Alegrete/RS. Estes cursos, além de proporcionarem atualizações sobre temáticas relacionadas à saúde e prevenção de DANTs, visavam à proposta de um trabalho interdisciplinar entre as áreas envolvidas, tendo a MP com o arco de Maguerez como ferramenta de ensino. Constatou-se pequena participação do contingente de professores de ambas as redes de ensino, mas grande interesse e motivação entre os participantes. Por fim, foram realizadas atividades de intervenção educativa em saúde com os alunos da 7ª série do ensino fundamental, tendo como base a metodologia da problematização. As atividades foram propostas de forma interdisciplinar e, pode-se constatar que os alunos consideraram a proposta da MP atraente e, motivaram-se na realização de suas etapas, pois os temas abordados tornaram-se significativos e relacionados à realidade dos mesmos, como preconiza a MP. Ainda, com relação à utilização da MP, os professores demonstraram interesse e boa aceitação para utilização da mesma como proposta de ensino, assim como disponibilidade para iniciar o trabalho com educação e saúde na escola. Logo, salienta-se a premência de um maior incentivo à educação continuada dos professores da Educação Básica, por meio de projetos, cursos e oficinas de capacitação, a fim de que os mesmos se sintam preparados para abordagem de temas relevantes, e que façam parte do cotidiano do aluno.