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Intervenções educativas em saúde com professores e alunos do ensino fundamental por meio da problematização

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COPETTI, JAQUELINE.pdf (835.6Kb)
Data
2013-11-13
Autor
Copetti, Jaqueline
Primeiro orientador
Folmer, Vanderlei
Primeiro membro da banca
Meller, Cleria Bitencorte
Segundo membro da banca
Santos, Daniela Lopes dos
Terceiro membro da banca
Schetinger, Maria Rosa Chitolina
Quarto membro da banca
Barbosa, Nilda Berenice de Vargas
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A inserção de temáticas relacionadas à saúde e aos fatores de risco para doenças e agravos não transmissíveis (DANTs) deve ser priorizada no contexto escolar, uma vez que estas doenças representam a primeira causa de morte em nosso país. No entanto, para que estas temáticas sejam abordadas na escola, é preciso que os educadores estejam devidamente capacitados para assumir tal tarefa. Assim, o processo de formação continuada de professores para o trabalho com educação e saúde de forma interdisciplinar e significativa, deve ser estimulado e, pode ter como base a utilização de metodologias ativas, como a Metodologia da Problematização (MP). Nesse contexto, o objetivo principal desta tese foi avaliar a efetividade da metodologia da problematização como ferramenta de ensino interdisciplinar e, promover a capacitação de professores e alunos do ensino fundamental sobre saúde e fatores de risco para DANTs. Inicialmente investigou-se o conhecimento dos escolares e professores de Ciências e Educação Física da 7ª série do ensino fundamental sobre saúde e fatores de risco para DANTs, onde foi possível constatar uma boa base de conhecimento para determinados fatores de risco, como por exemplo, o sedentarismo e a má alimentação. Mas, vale ressaltar que, por se tratar de um público de adolescentes em período de formação de hábitos e estilo de vida é necessário maior esclarecimento sobre estes temas e atividades que visem o estímulo à prevenção e promoção da saúde na escola. Posteriormente, foram proporcionados, aos professores, cursos de capacitação em saúde no contexto escolar, realizados em parceria com os órgãos públicos responsáveis pelas escolas municipais e estaduais de Alegrete/RS. Estes cursos, além de proporcionarem atualizações sobre temáticas relacionadas à saúde e prevenção de DANTs, visavam à proposta de um trabalho interdisciplinar entre as áreas envolvidas, tendo a MP com o arco de Maguerez como ferramenta de ensino. Constatou-se pequena participação do contingente de professores de ambas as redes de ensino, mas grande interesse e motivação entre os participantes. Por fim, foram realizadas atividades de intervenção educativa em saúde com os alunos da 7ª série do ensino fundamental, tendo como base a metodologia da problematização. As atividades foram propostas de forma interdisciplinar e, pode-se constatar que os alunos consideraram a proposta da MP atraente e, motivaram-se na realização de suas etapas, pois os temas abordados tornaram-se significativos e relacionados à realidade dos mesmos, como preconiza a MP. Ainda, com relação à utilização da MP, os professores demonstraram interesse e boa aceitação para utilização da mesma como proposta de ensino, assim como disponibilidade para iniciar o trabalho com educação e saúde na escola. Logo, salienta-se a premência de um maior incentivo à educação continuada dos professores da Educação Básica, por meio de projetos, cursos e oficinas de capacitação, a fim de que os mesmos se sintam preparados para abordagem de temas relevantes, e que façam parte do cotidiano do aluno.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3536
Coleções
  • Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde [144]

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