Apropriação do conceito de célula por estudantes de escolas públicas de Santa Maria, RS, a partir de uma ferramenta pedagógica
Resumo
Entender como os estudantes elaboram os conceitos durante a trajetória escolar constitui um
importante instrumento no processo de ensino aprendizagem, uma vez que estes podem
auxiliar na elaboração e planejamento das atividades didáticas. Levando em consideração que
a célula é um conceito chave nas Ciências Biológicas, o presente estudo objetivou perceber
como os estudantes elaboram o conceito de célula em sua trajetória escolar, utilizando como
material de apoio o gibi Pulmão e sua Turma , e propor ações que possam ser utilizados no
ensino básico contribuindo para a elaboração mais efetiva do conceito de células e no Ensino
de Ciências. O estudo foi realizado com estudantes do ensino fundamental e médio de duas
escolas públicas de Santa Maria, RS. Para a coleta de dados foram utilizados questionários
semi estruturado para avaliar o aproveitamento do gibi Pulmão e sua turma , como
ferramenta pedagógica pelos estudantes; e entrevistas semi estruturadas para perceber como
os estudantes elaboram o conceito de célula e se existe aumento da complexidade do conceito
de célula relatado pelos estudantes ao longo dos anos escolares. Na análise das entrevistas
procuramos identificar as modalidades de generalização do conceito, estabelecendo categorias
baseadas nos estágios de desenvolvimento dos conceitos desenvolvidos por Vygotsky. A
partir dos dados da pesquisa propusemos atividades didáticas que possam contribuir para uma
elaboração mais efetiva do conceito de células e no Ensino de Ciências. Os resultados obtidos
no estudo revelaram que em relação à questão das células, os estudantes do ensino médio são
os que apresentaram ter alguma noção do conceito de células. Observamos que, embora os
estudantes possam ter uma noção sobre o que falam a complexidade real da questão
possivelmente não foi percebida na totalidade pelo estudante e não deve estar incorporada na
sua estrutura cognitiva. Todavia, devemos salientar que o conceito pode ser meramente
discursivo sem uma reflexão real do que seja o objeto conceituado. Estes resultados reforçam
a ideia de que a descrição escrita ou verbal, de que as células são as unidades morfológicas e
microscópicas que formam os seres vivos, podem não passar de um discurso com pouco
significado cognitivo ou científico. Isto é, célula, gene, cromossomo são coisas da biologia
que estão relacionadas com a vida, mas de um modo pouco preciso dentro da estrutura
cognitiva dos estudantes.