Mostrar registro simples

dc.creatorGarcia, Janisse Viero
dc.date.accessioned2014-12-19
dc.date.available2014-12-19
dc.date.issued2013-09-25
dc.identifier.citationGARCIA, Janisse Viero. APPROPRIATION OF THE CONCEPT OF CELL BY STUDENTS OF PUBLIC SCHOOLS OF SANTA MARIA, RS, FROM A PEDAGOGICAL TOOLS. 2013. 195 f. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3538
dc.description.abstractUnderstanding how students elaborate the concepts during the school trajectory is an important tool in the teaching learning process, since they can assist the design and planning of learning activities. In this context, taking into account that the cell is a key concept in the biological sciences, this study aimed to understand how students elaborate the concept of cell in their trajectory, using as collateral the comic "Lung and Her Crew", and propose actions that can be used in basic education contributing to more effective development of the concept of cells and Science Teaching. The study was conducted with students from elementary and middle schools in two public schools in Santa Maria, RS. For data collection semi-structured questionnaires to evaluate the use of the comic book "Lung and his gang," as a pedagogical tool for students were used, and semi-structured interviews to understand how students elaborate the concept of cell and if there is increased complexity of cell concept reported by students throughout the school year. In the analysis of the interviews sought to identify the methods of generalization of the concept, establishing categories based on the stages of development of the concepts developed by Vygotsky. From the survey data we proposed educational activities that can contribute to a more effective development of the concept of cells and Science Teaching. The results obtained in this study revealed that for the question of the cells, the high school students are those who have had some notion of the concept of cells. We note that, although students may have an idea about what they say, the real complexity of the issue probably was not perceived in its entirety by the student and should not be incorporated into their cognitive structure. However, we should point out that the concept can be merely discursive without an actual of what the subject conceptualized reflection. These results reinforce the idea that the description, whether written or verbal, that cells are the morphological and microscopic units that make up living things, can not pass a speech with little cognitive or scientific significance. That is, cell, gene, chromosome "are things of biology" that are related to life, but rather precisely within the cognitive structure of the students.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCélulaspor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectConceitospor
dc.subjectCelleng
dc.subjectScience teachingeng
dc.subjectConceptseng
dc.titleApropriação do conceito de célula por estudantes de escolas públicas de Santa Maria, RS, a partir de uma ferramenta pedagógicapor
dc.title.alternativeAppropriation of the concept of cell by students of public schools of Santa Maria, RS, from a pedagogical toolseng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoEntender como os estudantes elaboram os conceitos durante a trajetória escolar constitui um importante instrumento no processo de ensino aprendizagem, uma vez que estes podem auxiliar na elaboração e planejamento das atividades didáticas. Levando em consideração que a célula é um conceito chave nas Ciências Biológicas, o presente estudo objetivou perceber como os estudantes elaboram o conceito de célula em sua trajetória escolar, utilizando como material de apoio o gibi Pulmão e sua Turma , e propor ações que possam ser utilizados no ensino básico contribuindo para a elaboração mais efetiva do conceito de células e no Ensino de Ciências. O estudo foi realizado com estudantes do ensino fundamental e médio de duas escolas públicas de Santa Maria, RS. Para a coleta de dados foram utilizados questionários semi estruturado para avaliar o aproveitamento do gibi Pulmão e sua turma , como ferramenta pedagógica pelos estudantes; e entrevistas semi estruturadas para perceber como os estudantes elaboram o conceito de célula e se existe aumento da complexidade do conceito de célula relatado pelos estudantes ao longo dos anos escolares. Na análise das entrevistas procuramos identificar as modalidades de generalização do conceito, estabelecendo categorias baseadas nos estágios de desenvolvimento dos conceitos desenvolvidos por Vygotsky. A partir dos dados da pesquisa propusemos atividades didáticas que possam contribuir para uma elaboração mais efetiva do conceito de células e no Ensino de Ciências. Os resultados obtidos no estudo revelaram que em relação à questão das células, os estudantes do ensino médio são os que apresentaram ter alguma noção do conceito de células. Observamos que, embora os estudantes possam ter uma noção sobre o que falam a complexidade real da questão possivelmente não foi percebida na totalidade pelo estudante e não deve estar incorporada na sua estrutura cognitiva. Todavia, devemos salientar que o conceito pode ser meramente discursivo sem uma reflexão real do que seja o objeto conceituado. Estes resultados reforçam a ideia de que a descrição escrita ou verbal, de que as células são as unidades morfológicas e microscópicas que formam os seres vivos, podem não passar de um discurso com pouco significado cognitivo ou científico. Isto é, célula, gene, cromossomo são coisas da biologia que estão relacionadas com a vida, mas de um modo pouco preciso dentro da estrutura cognitiva dos estudantes.por
dc.contributor.advisor1Rocha, João Batista Teixeira da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3935055744673018por
dc.contributor.referee1Loreto, Elgion Lucio da Silva
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6493669115018157por
dc.contributor.referee2Soares, Félix Alexandre Antunes
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8752453650114092por
dc.contributor.referee3Salla, Lilian Fenalti
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0036071914434675por
dc.contributor.referee4Carpilovsky, Cristiane Kohler
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4448958129584458por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7380038180922111por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples