Mostrar registro simples

dc.creatorBotega, Marcia Palma
dc.date.accessioned2016-03-08
dc.date.available2016-03-08
dc.date.issued2015-08-17
dc.identifier.citationBOTEGA, Marcia Palma. SCIENCE EDUCATION IN CHILDHOOD EDUCATION: TEACHER TRAINING IN EDUCATION NETWORK OF SANTA MARIA, RS, BRAZIL. 2015. 137 f. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3547
dc.description.abstractThe science education has assumed an important role in basic education, curriculum guidelines point to the importance of the world of knowledge of the area to the full development of students through the awareness of the scientific literacy. However, some studies indicate that teachers do not attach enough importance to this area and infer that this position may be due to the uncertainty of these professionals who, in turn, may be associated with deficiencies in training related to science teaching during his academic route. Research in this qualitative study, exploratory about the objectives, using action research on the technical procedures involved 73 teachers of early childhood education in the city of Santa Maria, RS, Brazil. To develop the study took into account three times: at first there was the characterization of the training needs of teachers for the teaching of science in early childhood education; from the identified needs, organized a guide of teaching experiments; subsequently held theoretical and practical workshops, using the constant experiments in the teaching guide. The data collected and later analyzed showed the need for training in science, these professionals. Thus, it can be concluded that the study had a positive impact as it allowed these teachers understand the importance of the approach of science in early childhood education and pique your interest for didactic and pedagogic practices that privilege in context with other areas of knowledge, completion of the experimental work by research in science teaching.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectScience educationeng
dc.subjectChildhood educationeng
dc.titleEnsino de ciências na educação infantil: formação de professores da rede municipal de ensino de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.title.alternativeScience education in childhood education: teacher training in education network of Santa Maria, RS, Brazileng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoO ensino de ciências tem assumido um papel cada vez mais importante na Educação Básica, as orientações curriculares apontam para a importância da área do conhecimento de mundo para o desenvolvimento pleno dos alunos, por meio da sensibilização para a alfabetização científica. No entanto, alguns estudos referem que as docentes não atribuem a devida importância à esta área e inferem que esta postura pode ser resultante da insegurança destes profissionais que, por sua vez, pode estar associada à deficiência na formação referente ao ensino de ciências durante o seu percurso acadêmico. A investigação, neste estudo de natureza qualitativa, exploratória quanto aos objetivos, utilizando-se da pesquisa-ação quanto aos procedimentos técnicos, envolveu 73 docentes da Educação Infantil do Município de Santa Maria, RS, Brasil. Para o desenvolvimento do estudo levou-se em consideração três momentos: num primeiro momento realizou-se a caracterização das necessidades de formação das docentes, referentes ao ensino de ciências na Educação Infantil; a partir das necessidades identificadas, organizou-se um guia de experimentos didáticos; posteriormente realizou-se oficinas teórico-práticas, utilizando-se os experimentos constantes no guia didático. Os dados levantados e, posteriormente, analisados evidenciaram a necessidade de formação na área das ciências, dessas profissionais. Assim, pode-se concluir que o estudo teve um impacto positivo, pois permitiu a essas docentes compreender a importância da abordagem das ciências na Educação Infantil e despertar o seu interesse para práticas didático-pedagógicas que privilegiem de forma contextualizada com as demais áreas do conhecimento, a realização do trabalho experimental por investigação no ensino de ciências.por
dc.contributor.advisor1Adaime, Martha Bohrer
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4385786922516848por
dc.contributor.referee1Barbosa, Nilda Berenice de Vargas
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5901511067144019por
dc.contributor.referee2Soares, Félix Alexandre Antunes
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8752453650114092por
dc.contributor.referee3Figueira, Angela Carine Moura
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7650802580676778por
dc.contributor.referee4Wenzel, Judite Scherer
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1046786613009478por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6041826248335013por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples