Verificação de identidade profissional utilizando análise exploratória de dados e a análise estruturada de redes: o caso do CI-Brasil e da microeletrônica no CNPq
Date
2016-01-29Metadata
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Buscamos um modelo de análise de percepção da identidade profissional com
bases mais quantitativas. Identidade é um tema muito discutido nas ciências sociais,
onde há um consenso da dificuldade na forma de identificar sua construção social e,
mesmo, sua percepção pelos próprios indivíduos. A identidade profissional não é
diferente. Assim, nosso propósito foi mostrar como uma política pública de formação
e fixação de indivíduos para o setor de microeletrônica afetou nos últimos 10 anos
os profissionais da área. Para tanto usamos ferramentas de análise de redes
sociais, para identificar semelhanças semânticas na produção acadêmica e técnica
de pesquisadores vinculados ao CA-ME e de bolsistas do programa CI-Brasil. A
seguir usamos os dados coletados para caracterizar, a partir da distribuição de
palavras-chave recolhidas ao longo do tempo, a evolução da identidade dos
sujeitos. Esta Tese trata também de uma discussão e avaliação do Programa CIBrasil
iniciado em 2002, mostrando como este tem colaborado na alteração do
ecossistema da microeletrônica no país, marcadamente no que toca à formação,
capacitação e fixação de recursos humanos para o setor de design de circuitos
integrados. O setor de eletrônica embarcada de modo geral tem causado déficits na
balança comercial brasileira, assim, as Políticas Públicas para o setor devem ser
formuladas com extrema cautela e responsabilidade de forma a aumentar a
infraestrutura do setor e formar recursos humanos adequados às demandas de
mercado, quer sejam formação em nível técnico quer na graduação quer na pósgraduação
e ainda capacitar estes técnicos em nível de aperfeiçoamento. O
enfoque deste trabalho estará na graduação e aperfeiçoamento. Por fim, busca-se
apontar condições para que estes profissionais sejam assimilados pelo mercado
com apoio e financiamentos públicos em parceria com as Universidades e
Empresas (tripla hélice).