Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGuterres, Clovis Renan Jacques
dc.creatorPadilha, Ivanez
dc.date.accessioned2014-08-15T14:50:17Z
dc.date.available2014-08-15T14:50:17Z
dc.date.issued2011-03-02
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/367
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis SUMMARY aims to research and investigate the building's main focus of democratic principles in elementary public school in the periphery of the State, municipality of Santa Maria-RS, our daily practice floor with the intention to elucidate issues related to the practice of democratic management in school space. The study is from a qualitative study, using the natural environment as a direct source, ethnographic character that evaluates the day-to-day aspects of a reality, a socio-historical approach. The subject of this investigation are four teachers and the instrument for fetching data based on semi-structured interview, open, seeking different looks of the same reality. Coexistence in everyday school data analysis facilitated and enabled reflections from informal conversations fought in times of meetings of teachers. The questions that have arisen through this get-together and reports agnostics front the problems faced in everyday school were elucidates during the search. This study reveals that the school in question presents relevant advances in building these principles presupposes decentralization, transparency and participation, but there is a lack of openness to participate effectively in the decisions of the school, setting up a coordinating practice that requires a reflection to facilitate effective involvement of all participants of the school community.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectPrincípios democráticospor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.titleA construção dos princípios democráticos no ensino fundamental de uma escola pública do município de Santa Maria - RSpor
dc.title.alternativeThe construction of the elementary democratic principles in a public school in the municipality of Santa Maria-RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo e foco principal investigar a construção dos Princípios Democráticos no ensino fundamental de uma escola pública, na periferia do município de Santa Maria - RS, chão de nossas práticas diárias com a intenção de elucidar questões relacionadas à efetivação da Gestão Democrática no espaço escolar. O estudo constitui-se a partir de um estudo qualitativo, utilizando- se do ambiente natural como fonte direta de dados, com característica estudo de caso que avalia os aspectos cotidianos de uma realidade, numa abordagem sócio histórica. Os sujeitos desta investigação são quatro professoras e o instrumento para a busca de dados baseou-se em entrevista semi-estruturada, com questões abertas, buscando olhares diferentes de uma mesma realidade. A convivência no cotidiano escolar facilitou a análise dos dados e possibilitou reflexões a partir de conversas informais travadas em momentos de encontros dos professores. As indagações surgidas através deste convívio e dos relatos das angústias frente aos problemas enfrentados no cotidiano escolar foram elucidadas no decorrer da pesquisa. Este estudo revela que a escola em questão apresenta relevantes avanços na construção desses princípios que pressupõe descentralização, transparência e participação, porém verifica-se a falta de abertura à participação de forma efetiva nas decisões da escola, configurando uma prática centralizadora que requer uma reflexão a fim de propiciar um envolvimento efetivo de todos os participantes da comunidade escolar.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples