Universidade Federal de Santa Maria
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Manancial - Repositório Digital da UFSM
Ver item 
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Gestão Educacional
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Gestão Educacional
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa na EJA: desafios e limites para a gestão escolar

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC de Especialização (463.6Kb)
Data
2013-02-05
Autor
Cardoso, Silvia Silveira
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
De um modo geral, o momento atual no ensino-aprendizagem da língua inglesa (LI) é de grande interesse para a educação. Especificamente no contexto de EJA, o ensino de LI pode contribuir para o desenvolvimento de possibilidades de ascensão profissional, de opções de lazer, de interesse pela leitura e pela escrita; além de ser um espaço de contribuição para a construção da cidadania, em que os sujeitos possam dizer a sua palavra e engajarem-se coletivamente no processo de ensino-aprendizagem e na constituição de sua identidade. Nesse sentido, o conhecimento de línguas estrangeiras torna-se importante para desenvolver e ampliar as possibilidades de acesso ao conhecimento científico e tecnológico. Para exercer a cidadania, é necessário comunicar-se, compreender, saber buscar informações, interpretá-las e argumentar. Dessa forma, a presente pesquisa tem a intenção de contribuir, de forma reflexiva, acerca do papel da gestão escolar na promoção do ensino-aprendizagem de língua inglesa na modalidade EJA. A metodologia utilizada caracterizou-se por uma abordagem qualitativa, com características de estudo de caso, e entrevista semiestruturada, realizada com dois professores/gestores de LI e dois professores/gestores da equipe diretiva da escola. A partir das respostas dos sujeitos participantes da pesquisa, foi possível perceber a falta de clareza e integração da equipe diretiva com os professores/gestores.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/38
Coleções
  • Gestão Educacional [289]

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicençasEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicenças

Minha conta

EntrarCadastro

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.