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dc.contributor.advisorFlores, Maria Luiza Rodrigues
dc.creatorSantos, Michele Martins dos
dc.date.accessioned2014-08-25T13:36:16Z
dc.date.available2014-08-25T13:36:16Z
dc.date.issued2010-09-18
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/390
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis thesis investigated “The construction of Principle’s of Coexistence in Context of Democratic Management in a MST School”, with reference to specific reality of Nova Sociedade School. School of Landless Workers Movement (MST) located in the settlement Itapuí, in rural Nova Santa Rita/RS. The research was qualitative and performed a case study of that school. The methodology for data collection, involved: document analysis, observations in the school and interviews with teachers, administrators, staff, students and school community. The main authors who have supported this study were: PARO, LUCK and LUCKESI on democratic management; FREIRE, for popular education; CALDART, for the School of MST. The objective was to investigate the involvement of faculty, staff, administrators, school community and students in the construction os the Principles of Coexistence. The main conclusions of this study indicate that: (1) The involvement of faculty, staff, adiministrator, school community and students, facilitates and demonstrates compliance with the principles of coexistence, (2) The school hás characteristics of a democratic administrations.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEscola do MSTpor
dc.subjectPrincípios de convivênciapor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.titleA construção de princípios de convivência em contexto de gestão democrática em uma escola de MSTpor
dc.title.alternativeThe construction of principle´s of coexistence in context of democratic management in a mst schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapucaia do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA presente monografia investigou A construção de Princípios de Convivência em Contexto de Gestão Democrática em uma Escola de MST, tendo como referência específica, a realidade da Escola Estadual de Ensino Médio Nova Sociedade, escola do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra - MST, localizada no assentamento Itapuí, na zona rural de Nova Santa Rita/RS. A pesquisa foi qualitativa, sendo realizado um estudo de caso da referida escola. A metodologia para coleta de dados, envolveu: análise documental, observações no contexto escolar e entrevistas com professores, gestores, funcionários, comunidade escolar e alunos. Os principais autores que deram sustentação a este estudo foram: PARO, LUCK e LUCKESI,sobre gestão democrática; FREIRE, para a Educação Popular; CALDART, para a Escola do MST. O objetivo foi investigar a participação de professores, funcionários, gestores, comunidade escolar e alunos na construção dos Princípios de Convivência. As principais conclusões desse estudo indicam que: (1) O envolvimento de professores, funcionários, gestores, comunidade escolar e alunos, facilitam e evidenciam o cumprimento dos Princípios de Convivências; (2) A escola apresenta características de uma gestão democrática.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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