Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCosta, Mara Regina Nieckel da
dc.creatorPretto, Janaína Pereira
dc.date.accessioned2014-09-01T14:26:18Z
dc.date.available2014-09-01T14:26:18Z
dc.date.issued2008-10-25
dc.date.submitted2008
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/406
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial: Altas Habilidades/Superdotação, RS, 2008.por
dc.description.abstractThis work to discuss the high skills / gifted, through a reading, in which we propose to study the gifted as constituting a peculiar to answer the parental ghost, above all, with what itself related to the maternal wish, put itself how as something that is beyond the structure, gift so much in the neurosis, prow how much in the perversion and psychosis. From this, discussion psychoanalistic conception of the process of psychic structuring, to emphasis in the constitution neurotic of the subject, in order to circumscribe of that it forms the same itself it finds referred to the significant gifted and as this will be reflected in its relation with knowing. Being thus, we will try to analyze the notion of psychic structure and unconscious structured, verifying how that theory introduces the figure maternal in the process of psychic constitution of the subject and how this reflects in cognitive processes. For this study, was carried out a qualitative research, type of bibliographic, which they were selected books and articles able to explain the theme. The main purpose of this study, therefore, was to search to understand as the high intellectual performance the gifted it appears how a form in answer to narcissus wish of the parents. The conclusion of this research apont that the gifted child, though on one form unconscious, can be a substitute capable to recover the losses of infancy, the return to the lost time, the lost loves, the parental ideals, answer promptly of the unconditional demand of the other. In this direction, the high skills appear how a trace, directed to answer the parental ghost, above all in what this if relates to the maternal wish.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAltas habilidadespor
dc.subjectSuperdotaçãopor
dc.subjectDesejo narcísico parentalpor
dc.subjectClínica psicanalíticapor
dc.titleA influência do desejo parental nas altas habilidades/superdotação: uma abordagem psicanalíticapor
dc.title.alternativeThe influence of the parental wish in the high skills/ gifted: an approach psychoanalisticeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Especial: Altas Habilidades/Superdotaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho busca discutir as altas habilidades/superdotação, através de uma leitura psicanalítica, na qual propomos estudar a superdotação como se constituindo em uma forma peculiar de responder ao fantasma parental, sobretudo, com o que se relaciona ao desejo materno, colocando-se como algo que está além da estrutura, presente tanto na neurose, quanto na perversão e psicose. A partir disso, discutiremos a concepção psicanalítica do processo de estruturação psíquica, dando ênfase na constituição neurótica do sujeito, a fim de circunscrever de que forma o mesmo se encontra referido ao significante superdotado e como isso se refletirá em sua relação com o saber. Sendo assim, tentaremos analisar a noção de estrutura psíquica e de inconsciente estruturado, verificando como essa teoria introduz a figura materna no processo de constituição psíquica do sujeito e como sso reflete nos processos cognitivos. Para este estudo, foi realizada uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica, na qual foram selecionados livros e artigos capazes de explicar o tema proposto. O principal objetivo deste estudo, portanto, foi buscar entender como o elevado desempenho intelectual do superdotado surge como uma forma de atender ao desejo narcísico dos pais. A conclusão desta pesquisa aponta que a criança superdotada, embora de uma forma inconsciente, pode ser um substituto capaz de recobrir as perdas da infância, o retorno ao tempo perdido, os amores perdidos, os ideais parentais, atendendo prontamente à demanda incondicional do Outro. Neste sentido, as altas habilidades/superdotação surgem como um traço, direcionado a responder ao fantasma parental, sobretudo naquilo que este se relaciona ao desejo materno.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples