A importância da motivação para manter a atenção dos alunos com altas habilidades/superdotação em sala de aula

Visualizar/ Abrir
Data
2008Autor
Pegoraro, Eliandra Scapin Cargnin
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho refere-se à importância de motivar alunos com altas habilidades/superdotação, para que esses mantenham sua atenção em sala de aula e tenham uma aprendizagem satisfatória. Com essa proposta, observa-se que a motivação é a chave para a satisfação do aluno, pois ao sentir-se motivado terá prazer em aprender e também a contribuir com seus conhecimentos. A motivação estimula alunos com altas habilidades/superdotação a buscarem o pleno desenvolvimento de suas potencialidades e levarem suas dúvidas e medos a serem desvendados em sala de aula. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva apresentar aspectos sobre a demonstração da motivação desses alunos a partir da iniciativa dos professores em usar novos métodos didáticos para manter a atenção dos alunos e assim mostrar que sala de aula é o lugar de aprender e ensinar, ou seja, o lugar onde há trocas de conhecimentos. A realização desse trabalho se fez por meio de uma pesquisa bibliográfica qualitativa com o intuito de contribuir com essa questão.