• O controle interno em uma empresa de transporte coletivo urbano 

      Saccol, Juliana Iop (2007-07-20)
      Com os escândalos da bolsa de valores dos Estados Unidos, das falsificações de relatórios financeiros e da tão comentada governança corporativa, o controle interno reafirma-se no mundo das organizações, devendo hoje ser ...
    • Estratégias competitivas no mercado do arroz o caso COTRISEL 

      Seibert, Vagner Vili (2007-07-20)
      Este artigo visa apresentar a importância do planejamento estratégico a ser implantado na organização como forma de colaborar e otimizar ao máximo os seus resultados. Para tanto se recorreu a pesquisa descritiva na ...
    • CPMF: uma discussão sobre sua constitucionalidade 

      Luther, Eduardo Aldo (2007-07-31)
      No presente trabalho procurou-se analisar os principais aspectos acerca da Contribuição Provisória Sobre as Movimentações Financeiras (CPMF), no intuito de se verificar possíveis irregularidades em sua base legal de ...
    • Governança corporativa: uma nova perspectiva na gestão empresarial 

      Desconci, Tiago (2007-08)
      O presente trabalho apresenta o tema Governança Corporativa e analisa sua aplicação como ferramenta essencial para a boa gestão de empresas modernas que buscam diferenciação no competitivo mercado atual através de processos ...
    • O marketing estratégico em organizações competitivas 

      Motta, Jaena Pivetta da (2007-09-04)
      A proposta do presente trabalho se desenvolve sob a perspectiva de um estudo sobre o marketing estratégico em organizações competitivas, com a finalidade de permitir às empresas dirigirem seus esforços de maneira a atender ...
    • Avaliação dos controles internos da empresa Alfa S/A 

      Maroneze, Luciano (2007-09-04)
      Nas ultimas décadas o cenário da economia nacional e mundial sofreu varias mudanças, e com a evolução do mercado os controles internos têm indiscutível relevância no acompanhamento da gestão ficando praticamente impossível ...
    • Competitividade do sistema de consórcio no mercado brasileiro de automóveis 

      Silva, Sandra Márcia da Rosa (2007-09-04)
      Este artigo tem como objetivo analisar a competitividade do sistema de consórcios na venda de automóveis. Faz-se uma análise comparativa entre as formas de aquisição de automóveis por financiamento, consórcio e à vista. ...
    • A importância das ações sociais como fator de motivação nas organizações 

      Valente, Tanajara (2007-09-05)
      A ampla difusão de informações no mundo atual leva as empresas a uma acirrada concorrência. Com isso, elas precisam buscar novas formas de diferenciação. O presente artigo tem o objetivo de mostrar a importância da ...