• Educação inclusiva de surdos em uma escola de ensino médio no municipio de Gravataí 

      Silveira, Silvana Teresinha (2010-12-20)
      Este trabalho procurou discutir a educação inclusiva de alunos surdos que freqüentam o Ensino Médio em uma Escola localizada no município de Gravataí. A proposta de inclusão dos alunos surdos surgiu a partir de uma ...
    • Educação inclusiva e o papel do professor no ensino regular 

      Frota, Kátia Regina Gonçalves (2010)
      O tema feste estudo foi escolhido devido à percepção das dificuldades encontradas por pessoas com deficiências, ao ingressar nas escolas, pois os desafios são vários. O objetivo que orientou este estudo foi a necessidade ...
    • A educação inclusiva na Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo de Divinolândia de Minas 

      Figueiredo, Flaviana Coelho do Carmo (2010-12-16)
      Este artigo monográfico tem como objetivo discutir questões da educação inclusiva na Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo. Pretende-se a partir deste, compreender que a educação inclusiva é uma prática inovadora que ...
    • Educação inclusiva no município de Boa Vista: Projeto Fazendo Acontecer 

      Galvão, Maria do Socorro Bezerra (2010)
      Como consta na legislação, desde a década de 60 ocorrem movimentos para a educação de pessoas com deficiência. Mas, sem dúvida, após a constituição de 1988 e documentos internacionais, a mobilização por uma educação ...
    • Educação inclusiva: desafio para formação de professores 

      Almeida, Vania Carvalho de (2010)
      O presente estudo parte do tema: "Educação Inclusiva: Desafio Para Formação De Professores", e tem como objetivo propiciar ao professor do Ensino Básico, instrumental teórico que o capacite a refletir, apropriar-se e ...
    • Educação inclusiva: discutindo novos paradigmas a partir da trajetória formativa de um professor surdo 

      Delfino, Luzia Valdenice de Matos (2010)
      Essa pesquisa teve por objetivo conhecer as várias faces das deficiências bem como suas restrições e capacidade de se capacitar para compreender e se integrar com todos os seres humanos de forma a evitar rotulações e ...
    • Educação inclusiva: histórico e perspectivas 

      Silva, Rita Cínara Gonçalves da (2007-12-01)
      O presente artigo analisa a dificuldade da inclusão no meio escolar pelos alunos denominados "deficientes", bem como aborda um pouco da história em relação a eles e os paradigmas que sustentaram a deficiência ao longo do ...
    • Educação infantil - espaço de interações lúdicas e inclusão 

      Pimenta, Simone Nogueira Correia (2010-12-20)
      Abordar a Educação Inclusiva na Educação Infantil pressupõe uma reflexão acerca da compreensão das diferenças individuais na diversidade humana. Podemos dizer que a relação do indivíduo com o mundo está sempre mediada ...
    • O ensino aprendizagem para alunos com déficit cognitivo e a formação de professores de Ciências em Rio Bonito - RJ 

      Santos, André Luis Matos dos (2010-12-20)
      Com o aumento das propostas de inclusão, professores precisam enfrentar uma realidade, a da inclusão de alunos com déficit cognitivo. O presente trabalho foi realizado com o intuito de conhecer a realidade dos professores ...
    • O ensino colaborativo: parcerias no processo de inclusão escolar 

      Carvalho, Mirian Matos Alves Ferreira de (2010)
      No presente artigo, o tema é a relevância do ensino colaborativo para a educação inclusiva. O estudo teve como meta identificar e discutir quais possibilidades esse modelo de ensino proporciona para a efetivação do ...
    • Ensino da geometria e o aluno com déficit cognitivo 

      Guimarães, Márcia Cristina Lemos (2010)
      O presente trabalho tem como objetivo investigar, por meio da observação e monitoramento das aulas, se o ensino da geometria pode, de alguma forma, contribuir no desenvolvimento dos alunos com déficit cognitivo. As ...
    • O ensino da língua portuguesa para surdos 

      Medina, Regina Helena Menezes (2007-12-01)
      O presente estudo monográfico, intitulado "O ensino da Língua Portuguesa para Surdos", teve como objetivos avaliar a importância do ensino e da aprendizagem da Língua Portuguesa por sujeitos surdos incluídos na 6ª série ...
    • O ensino do português para surdos: tramas da escola inclusiva 

      Guth, Andrea Terezinha (2010-06)
      O presente trabalho surgiu da necessidade de dirigir o olhar ao cenário do ensino do português para surdos no contexto da escola inclusiva. Para isso busquei sanar minhas inquietações pessoais com argumentações teóricas ...
    • Ensino-aprendizagem do aluno surdo no ensino fundamental 

      Viegas, Joel (2010-11-22)
      A inclusão escolar a cada dia ganha mais força, novos estudos, novas pesquisas são feitas mostrando que a educação especial é viável e a inclusão escolar uma realidade. O respeito pelas diferenças é o primordial para o ...
    • Entre conceitos e preconceitos, nasce uma escola inclusiva 

      Ramos, Daisy Mari Braz (2010-12-20)
      O presente artigo analisa a prática da inclusão de crianças em uma instituição de Educação Infantil, em Santa Maria, pertencente à Rede Municipal de Ensino. Através de uma revisão bibliográfica e da análise do Plano Pedagógico ...
    • Entre os caminhos da inclusão as práticas se modificam. E a avaliação como fica? 

      Costa, Luciane Goulart da (2010)
      O presente trabalho tem por objetivo investigar e refletir sobre a avaliação como prática pedagógica desenvolvida em uma escola da rede pública de Pelotas. Estes aspectos são de extrema importância para uma prática inclusiva, ...
    • A escola e a inclusão 

      Hepp, Vera Enilda Pautz (2010)
      O sujeito com déficit cognitivo foi percebido de diferentes maneiras no decorrer da história. Alguns eram até mesmo sacrificados ou tidos como possuídos por demônios. Com o passar do tempo à pessoa com déficit cognitivo ...
    • Escola inclusiva: principais desafios dos educandos frente á ação educativa 

      Biscaglia, Joscelaine da Silveira (2010-12-14)
      O presente trabalho monográfico busca apresentar reflexões teóricas a cerca da educação inclusiva e os principais desafios dos educadores frente à ação educativa com o objetivo de esclarecer sobre as dificuldades que esses ...
    • Escola inclusiva: uma escola, uma realidade 

      Carvalhais, Vanessa Soares Maciel (2010)
      Esse trabalho monográfico tem como objetivo verificar como é o processo educacional dos alunos com deficiência em escola regular do município de Divinolândia de Minas. O trabalho objetiva investigar e discutir se num ...
    • Escola Municipal de Ensino Fundamental São Luiz Gonzaga: processo para uma escola inclusiva 

      Silva, Etelice Souza da (2010-12-20)
      Esta pesquisa teve como objetivo identificar ações práticas necessárias a serem desenvolvidas no contexto da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Luiz Gonzaga, a fim de favorecer o processo de inclusão de alunos ...