Navegação Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos - EaD por título
Itens para a visualização no momento 67-86 of 227
-
O ensino do português para surdos: tramas da escola inclusiva
(2010-06)O presente trabalho surgiu da necessidade de dirigir o olhar ao cenário do ensino do português para surdos no contexto da escola inclusiva. Para isso busquei sanar minhas inquietações pessoais com argumentações teóricas ... -
Ensino-aprendizagem do aluno surdo no ensino fundamental
(2010-11-22)A inclusão escolar a cada dia ganha mais força, novos estudos, novas pesquisas são feitas mostrando que a educação especial é viável e a inclusão escolar uma realidade. O respeito pelas diferenças é o primordial para o ... -
Entre conceitos e preconceitos, nasce uma escola inclusiva
(2010-12-20)O presente artigo analisa a prática da inclusão de crianças em uma instituição de Educação Infantil, em Santa Maria, pertencente à Rede Municipal de Ensino. Através de uma revisão bibliográfica e da análise do Plano Pedagógico ... -
Entre os caminhos da inclusão as práticas se modificam. E a avaliação como fica?
(2010)O presente trabalho tem por objetivo investigar e refletir sobre a avaliação como prática pedagógica desenvolvida em uma escola da rede pública de Pelotas. Estes aspectos são de extrema importância para uma prática inclusiva, ... -
A escola e a inclusão
(2010)O sujeito com déficit cognitivo foi percebido de diferentes maneiras no decorrer da história. Alguns eram até mesmo sacrificados ou tidos como possuídos por demônios. Com o passar do tempo à pessoa com déficit cognitivo ... -
Escola inclusiva: principais desafios dos educandos frente á ação educativa
(2010-12-14)O presente trabalho monográfico busca apresentar reflexões teóricas a cerca da educação inclusiva e os principais desafios dos educadores frente à ação educativa com o objetivo de esclarecer sobre as dificuldades que esses ... -
Escola inclusiva: uma escola, uma realidade
(2010)Esse trabalho monográfico tem como objetivo verificar como é o processo educacional dos alunos com deficiência em escola regular do município de Divinolândia de Minas. O trabalho objetiva investigar e discutir se num ... -
Escola Municipal de Ensino Fundamental São Luiz Gonzaga: processo para uma escola inclusiva
(2010-12-20)Esta pesquisa teve como objetivo identificar ações práticas necessárias a serem desenvolvidas no contexto da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Luiz Gonzaga, a fim de favorecer o processo de inclusão de alunos ... -
Escola x deficiência cognitiva na busca de seus determinantes
(2008-01)Este artigo aborda a noção do déficit cognitivo dentro da escola enquanto estrutura que formata pessoas e as classifica em aptas ou inaptas para a aprendizagem. Alguns autores selecionados previamente e que deram a sua ... -
Escolarização de alunos com déficit cognitivo sob a perspectiva da inclusão
(2010-12-13)Este trabalho monográfico busca apresentar algumas reflexões teóricas acerca da escolarização de alunos com déficit cognitivo na escola de ensino regular, sob a perspectiva da inclusão, com o objetivo de comprovar a ... -
Escolarização do aluno surdo na classe regular de ensino
(2010-12-14)Este trabalho monográfico busca apresentar algumas reflexões teóricas acerca da escolarização de alunos surdos na rede regular de ensino com o objetivo de investigar como o aluno surdo pode ser incluído no contexto da ... -
Escolarização inclusiva: construindo uma sociedade para todos
(2010-12-14)Este artigo monográfico busca evidenciar uma educação inclusiva a fim de construir uma sociedade para todos, salientando que para tanto é preciso estudo, discussão, relatos, vivências de educadores e demais interessados ... -
As escutas dos professores sobre a inclusão escolar
(2010-12-20)A inclusão de alunos com deficiência no ensino regular, bem como seu acesso à educação de qualidade, tornou-se objeto de pesquisas e estudos nos últimos anos e tem suscitado em toda comunidade escolar questionamentos, ... -
Estratégias para introdução da Língua Brasileira de Sinais para alunos surdos
(2010-12-20)O tema e objetivo deste artigo é problematizar as práticas lingüísticas no ensino da Língua Brasileira de Sinais para alunos surdos. A metodologia utilizada para a elaboração do artigo é a pesquisa bibliográfica, baseada ... -
Estratégicas de ensino voltadas a prendizagem da segunda língua por surdos em uma abordagem bilingue
(2010-12-20)Na busca de se trabalhar novos conhecimentos, optamos por realizar uma pesquisa de cunho qualitativo para analisar as estratégias de ensino que poderão ser utilizadas pelos professores para desenvolver o processo de ... -
Um estudo de caso: inclusão, professores e suas práticas pedagógicas na educação de surdos nas escolas públicas de Feira de Santana BA
(2011)Objetivando entender a real situação dos problemas que envolvem o desenvolvimento de práticas pedagógicas pelo professor em relação ao ensino aprendizagem dos alunos e em especial aos alunos surdos o trabalho de pesquisa ... -
Estudo do contexto educacional atual e proposta pedagógica da educação popular: sua relação com educandos com necessidades educacionais especiais
(2007-11)Ao analisar a conjuntura educacional vigente, observa-se que a proposta pedagógica de Educação Popular é uma alternativa para superação da educação tradicional severamente criticada na atualidade. Associada com esta nova ... -
Um estudo sobre as práticas educacionais inclusivas dos professores das séries iniciais do ensino fundamental diante do aluno com déficit cognitivo
(2010-12-20)Este artigo pretende apresentar como as instituições de ensino da Rede Municipal de Boa Vista/RR devem estar organizadas e qual a postura pedagógica do professor diante de uma turma com alunos com déficit cognitivo ... -
Um estudo sobre as práticas pedagógicas dos professores frente aos alunos com défict cognitivo
(2010-12-20)Este trabalho consiste em investigar como as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores vêem contribuindo no processo de construção do conhecimento dos alunos com déficit cognitivo que frequentam as séries iniciais ... -
A experiência de inclusão escolar de um aluno com deficiência visual
(2010-12-20)Este trabalho investigou a trajetória de um aluno com deficiência visual. Foram ouvidos professores de uma escola da rede municipal de ensino fundamental da cidade de Passo Fundo que têm e tiveram a experiência de trabalhar ...