O lúdico e a construção do conhecimento diante das novas tecnologias
Abstract
O eixo principal e objetivo deste artigo é ressaltar a importância do uso das novas tecnologias nas escolas para a construção do conhecimento, possibilitando uma maior compreensão das atividades que venham a ser desenvolvidas no processo de ensino-aprendizagem, ampliando as diversas funções cognitivas como: memória, imaginação, percepção e o raciocínio. Para tanto, atentou-se para a interação que ocorre entre a televisão e a criança, no seu cotidiano, considerando, sobretudo, a maneira lúdica dessa relação, sendo a brincadeira uma das atividades fundamentais para que se desenvolva a autonomia, a identidade da criança e o seu imaginário, comparando-as às práticas escolares. Para que ocorra essa integração das tecnologias de informação e comunicação, é necessário que o professor, mediador desse processo, e a escola estejam receptivos a essas transformações e inovações. Neste estudo, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, fundamentada em diversos autores como Lévy, Moran, Schaff, Luckesi, Pacheco, dentre outros importantes estudiosos nesta área, cujo elo entre eles é o tema educação e tecnologia, e também a análise de alguns programas educativos de televisão, na busca de investigar a contribuição desses programas no processo educativo. Os assuntos abordados na fundamentação teórica foram referentes à ludicidade e as tecnologias da informação e comunicação como facilitadoras da aprendizagem.