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dc.creatorSerafim, Ana Lúcia
dc.date.accessioned2011-11-25
dc.date.available2011-11-25
dc.date.issued2010-12-03
dc.identifier.citationSERAFIM, Ana Lúcia.Evaluation of good practice in the area of food and drinks in hotels. 2010. 70 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia dos Alimentos) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/5702
dc.description.abstractThe hotel industry has grown over the years due to increased tourism in worldwide. In this sector, feeding is a characteristic, because the concept of hosting is inevitably linked to food. But one concern is that not enough provide food to the guests, is necessary give them a food safe from the point of view of sanitary, in accordance with the current legislation. The aim of this study was to verified the procedures for Good Practices in the areas of food and drink (production of meals) in hotels, in Rio Grande do Sul within the context of the FIFA World Cup 2014, as well as check the sample characteristics. From August to October 2010 in a sample of 12 hotels in Porto Alegre, was applied to a form with open and closed questions about the characteristics of the hotels and the respondents. Was realized a hygienic sanitary diagnosis based on the current legislation through visual evaluation and analysis the adopted procedures. It was found that none of the hotels have the presence of a responsible trained technician. There is a lack of knowledge on the part of the responsible about the hygienic sanitary legislation of food, both at federal as state levels, and the hotels do not have implemented good practices. The percentage of general sanitary adequation, of the areas of food and drink in hotels, was classified as level acceptable and insatisfactory. Through the results, it is suggested that establishments seek to achieve improvements, for that the health of the guest and the image of the establishment are not compromised.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBoas práticas de manipulaçãopor
dc.subjectLista de verificaçãopor
dc.subjectLegislação sanitáriapor
dc.subjectSaneamento de hotéispor
dc.subjectGood manipulation practiceseng
dc.subjectChecklisteng
dc.subjectLegislationeng
dc.subjectHealtheng
dc.subjectHotel sanitationeng
dc.titleAvaliação dos procedimentos de boas práticas na área de alimentos e bebidas em hotéispor
dc.title.alternativeEvaluation of good practice in the area of food and drinks in hotelseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA indústria de hotéis vem crescendo ao longo dos anos devido ao aumento do turismo em nível mundial. Dentro deste setor, a alimentação é uma característica, pois o conceito de hospedagem é inevitavelmente ligado a alimentação. Entretanto há uma preocupação de que não basta somente fornecer uma alimentação para os hóspedes, mas é necessário entregar-lhes um alimento seguro do ponto de vista higiênico-sanitário, em conformidade com a legislação vigente. O objetivo do presente trabalho foi verificar os procedimentos de Boas Práticas na área de Alimentos e Bebidas (produção de refeições), em hotéis do Rio Grande do Sul, inseridos no contexto da Copa do Mundo de Futebol FIFA de 2014, bem como verificar as características dos mesmos. De agosto a outubro de 2010, em uma amostra de 12 hotéis de Porto Alegre-RS, foi aplicado um formulário com perguntas abertas e fechadas sobre as características do hotel e do respondente. Realizou-se um diagnóstico higiênico-sanitário baseado na legislação vigente através de avaliação visual e análise dos procedimentos adotados. Constatou-se que nenhum dos hotéis possuía a presença de um responsável técnico capacitado. Há um desconhecimento por parte dos responsáveis acerca da legislação higiênicosanitária de alimentos, tanto na esfera federal quanto estadual, e os hotéis não possuem Boas Práticas implantadas. A percentagem de adequação higiênicosanitária geral, da área de Alimentos e Bebidas dos hotéis, foi classificada como nível aceitável e insatisfatório. Através dos resultados, sugere-se que os estabelecimentos busquem atingir melhorias, para que a saúde do hóspede e a imagem do estabelecimento não sejam comprometidas.por
dc.contributor.advisor1Hecktheuer, Luisa Helena Rychecki
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7926116604048817por
dc.contributor.referee1Silva Júnior, Êneo Alves da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6308257561785223por
dc.contributor.referee2Fries, Leadir Lucy Martins
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5099404254254292por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2182337001339233por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentCiência e Tecnologia dos Alimentospor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia dos Alimentospor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS::CIENCIA DE ALIMENTOSpor


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