Evasão no curso normal

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Data
2005-08-16Autor
Pereira, Iolanda Regina Dias
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A evasão dos alunos, vivenciada no Curso Normal de Nível Médio, no período de 1999 a 2004, motivou a presente pesquisa. O contexto educacional brasileiro tem demonstrado, segundo as estatísticas, uma queda na qualidade educativa escolar, através dos altos índices de reprovação do aluno, que vem concorrendo para elevar o número da evasão. Este fenômeno envolve a qualidade pedagógica, desde a gestão escolar passando pela adequação curricular que orientam a ação educativa, até a avaliação do desempenho do professor e do aluno no processo ensinoaprendizagem. Investigou-se a evasão no Curso Normal no Instituto Estadual de Educação Dinarte Ribeiro, em Caçapava do Sul - RS, campo desta pesquisa, através de questionários respondido pelos diversos segmentos dessa instituição e da coleta de dados nos registros existentes. Esta investigação encontrou suporte teórico no pensamento de diversos educadores contemporâneos, entre os quais destacam-se Libâneo (1994 e 1997), Demo (1993 e 1996), Melchior (1998), Hoffmann (1991) e Vasconcelos (2001). Trata da realidade em que está inserida a escola e de sua função social, num contexto, legalmente, democrático, apoiando-se no Art. 206 da Constituição Federal (1988), na LDB/96, bem como, na Gestão Democrática, com base na Lei 10.576/95-RS. Não se tem a pretensão de apresentar soluções definitivas para o problema da evasão escolar , acredita-se que muitos estudos se sucederão. Porém, o presente estudo demonstrou que as causas do insucesso na aprendizagem do aluno no Curso Normal são de ordem políticopedagógicas, sócio-culturais e econômicas. Muitas delas fogem ao controle da Escola, concorrendo para a evasão do aluno. Cabe, porém, aos responsáveis pelo processo educativo empenhar-se na busca de alternativas de solução, se não para eliminar definitivamente, pelo menos, minimizar a evasão escolar.
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- Educação [46]