Navegação Educação Física Escolar por título
Itens para a visualização no momento 6-25 of 200
-
Análise da produção científica sobre o esporte para crianças na educação física escolar
(2023-02-03)Este artigo analisa a produção científica sobre o esporte para crianças na Educação Física Escolar. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cujas fontes foram artigos publicados em periódicos disponíveis no Portal de ... -
Análise do conhecimento teórico-metodológico dos professores em Educação Física do CEFD/ UFSM em relação à sua prática pedagógica
(2006)Este estudo se justifica pelo interesse em contribuir com as modificações do currículo do curso de EF-Licenciatura Plena do CEFD/UFSM, no sentido da qualificação dos métodos de ensino dos futuros professores de EF que ... -
Uma análise sobre a Educação Física Escolar na visão do projeto político pedagógico: CEFD/UFSM e a metodologia crítico-emancipatória
(2008)O presente artigo teve como objetivo analisar sobre o modo como utilizamos os métodos de ensino na prática escolar. Na visão do Projeto Político Pedagógico do Curso de Educação Física/UFSM referente às disciplinas curriculares ... -
Apreciações de tática existentes no site esportivo GloboEsporte.com: uma proposta de análise para utilização no ensino esportivo escolar
(2020-05-29)O artigo se ocupa em analisar como as apreciações de tática são desenvolvidas junto ao site GloboEsporte.com. Para tanto, o recorte analítico revisará como as discussões sobre tática são ampliadas em relação ao desempenho ... -
Aprendizagem da docência na formação inicial: saberes desenvolvidos na inserção em escolas
(2017-12-13)No âmbito governamental, várias políticas públicas foram criadas e estão sendo criadas ou desenvolvidas no sentido de se instituir um sistema nacional de educação que possa efetivar uma formação mais ajustada as atuais ... -
Aprendizagem e desenvolvimento: a relação estabelecida entre razão e emoção em jogos nas aulas de Educação Física
(2011-11-17)Este estudo discutiu a questão de como as emoções estão presentes quando as crianças, nas aulas de educação física, participam do processo de jogos no que corresponde a sua aprendizagem. Caracteriza-se como uma pesquisa ... -
A aprendizagem significativa na formação de professores de Educação Física
(2022-09-30)O presente estudo, caraterizado como um ensaio-teórico, objetiva iniciar um processo de discussão e reflexão abrangendo a Formação de Professores de Educação Física atrelada a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS). ... -
Aproximações da Educação Física Escolar com as propostas pedagógicas críticas: o caso da Teoria Crítico-emancipatória e didática comunicativa
(2010-09-16)Considerando o distanciamento percebido das propostas pedagógicas críticas da Educação Física, no que diz respeito à prática pedagógica concreta da Educação Física Escolar, objetivou-se neste estudo constituir discussões ... -
Aspectos relevantes no planejamento e execução de programas de formação continuada de professores de Educação Física
(2008-01-24)A presente pesquisa teve por objetivo identificar e analisar aspectos importantes e relevantes nas formas de planejamento e execução de propostas de programas de formação continuada de professores de Educação Física. Este ... -
Atividade circense na escola: caminhos à organização didática a partir da concepção crítico-emancipatória
(2014-03-06)O estudo iniciou-se a partir de algumas discussões ao trato pedagógico, na intenção de possibilitar um embasamento teórico mais aprofundado e reflexivo ao fazer docente e que foram finalizadas com encaminhamentos estratégicos ... -
As atividades de aventura no contexto escolar
(2010-10-05)Este estudo tem como objetivo revisar nas produções das Atividades de Aventura e Ciências do Esporte as abordagens sobre a inserção das atividades de aventura na escola. Foram analisados os anais do Congresso Brasileiro ... -
O atletismo como conteúdo da Educação Física Escolar: organização de aulas a partir da proposta crítico-emancipatória e didático comunicativa
(2010)Este estudo refere-se ao conteúdo esportivo Atletismo e a proposta pedagógica Critico-Emancipatória e didática comunicativa de Kunz (1994), problematizando o ensino deste conteúdo na Educação Física escolar. Caracteriza-se ... -
Atletismo na escola: aproximações entre a Educação Física Escolar e a iniciação esportiva
(2011-10-21)O presente artigo constitui-se de reflexões acerca do esporte escolar e da iniciação esportiva dentro da Escola, fenômeno este muito discutido no âmbito da formação, tanto inicial quanto continuada, no que diz respeito ... -
A atuação no PELC/UFSM e a costrução da identidade profissional de egressos do curso de Educação Física Licenciatura
(2014-01-14)Esse estudo se propõe a investigar a construção da identidade profissional a partir da analise de percursos de três egressos do curso de Educação Física Licenciatura, com uma atenção especial sobre a experiência de atuação ... -
Avaliação da educação física escolar no processo da organização do trabalho pedagógico
(2007)Este estudo constitui-se em uma pesquisa teórica onde através da tese defendida por Freitas (2005), que apresenta as categorias objetivo/avaliação enquanto expressão da relação entre a organização do trabalho pedagógico e ... -
Avaliação na educação física escolar: análise da produção científica da área
(2023-01-30)Objetiva-se analisar como a temática da avaliação em Educação Física escolar é abordada na produção científica, propondo-se a verificar as concepções de avaliação, finalidades, indicativos de uma avaliação considerada ... -
Breves reflexões acerca da prática pedagógica e o projeto político pedagógico do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria
(2008-01-25)Este estudo analisa as concepções da Prática pedagógica que perpassam na formação inicial, através do Projeto Político Pedagógico da Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física, do Centro de Educação Física e Desportos ... -
A brincadeira/brincar problematizada e fundamentada em periódicos científicos da Educação Física no período de 2014 a 2019
(2019-12-17)Este trabalho analisa como a brincadeira/brincar encontra-se problematizada e fundamentada na produção científica em periódicos ligados à Educação Física Escolar no período de 2014 a 2019. Tratou-se de uma pesquisa ... -
Brincadeiras cantadas nas aulas de Educação Física: uma revisão bibliográfica
(2018-08-24)O presente estudo está vinculado ao Curso de Pós-Graduação nível Especialização em Educação Física escolar da Universidade Federal de Santa Maria. Tem por objetivo elencar publicações por meio de uma revisão bibliográfica ... -
Bullying e as relações de gênero presentes no espaço escolar
(2012-11-30)O estudo teve como objetivo analisar as interfaces entre o bullying e as relações de gênero no contexto escolar, identificando essa manifestação entre os meninos e entre as meninas no Ensino Fundamental em uma escola de ...