Navegação Educação Física Escolar por título
Itens para a visualização no momento 26-45 of 200
-
Capoeira na escola a partir da proposta da cultura corporal de movimento
(2009-11-05)O presente estudo refere-se à construção de reflexões acerca da possibilidade de inserção da capoeira como conteúdo de aulas de educação física no contexto escolar. Apresenta como problemática desvelar as constituições ... -
Características da formação pedagógica no PIBID/Educação Física/UFSM
(2018-06-26)O estudo aborda as características da formação pedagógica no PIBID/EF/UFSM. Os objetivos deste trabalho são: desenvolver a concepção pedagógica que norteou o presente estudo, no caso, a teoria crítico-emancipatória; descrever ... -
Cem anos de história: a educação física no Colégio Marista Santa Maria
(2011-08-31)A pesquisa visa melhor compreensão sobre a História da Educação Física na cidade de Santa Maria no Rio Grande do Sul. O tema História da Educação Física foi escolhido, pois os estudos nesta área são recentes na cidade, ... -
O cenário da produção de conhecimento na área da educação física na revista movimento: concepções sobre a técnica
(2017-08-15)A história da Educação Física foi influenciada por tendências que caracterizaram alguns períodos históricos. Com isso, propomos neste artigo elencar algumas considerações do que vem sendo produzido na área do conhecimento ... -
Comportamentos de riscos à saúde de adolescentes: ferramentas de avaliação e possibilidades de intervenção
(2022-03-04)A cartilha intitulada “Comportamentos de riscos à saúde de adolescentes: ferramentas de avaliação e possibilidades de intervenção” aborda como temas principais a saúde mental, atividade física e uso de tecnologias. A ... -
A compreensão de professores atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental sobre a educação física escolar e os reflexos na sua prática pedagógica
(2010-04-06)Frequentemente o Curso de Pedagogia recebe críticas quanto à competência dos egressos deste para atuarem em sala de aula no desenvolvimento de conteúdos específicos das diferentes áreas do conhecimento. A compreensão que ... -
Concepções sobre a Educação Física no ensino infantil na perspectiva unidocente do município de Formigueiro, RS
(2013-01-23)Este estudo objetivou investigar a concepção que os professores unidocentes que atuam na Educação Infantil, das escolas municipais de Formigueiro/RS têm ou atribuem sobre a prática da Educação Física na escola, e também ... -
A construção do conhecimento na perspectiva pós-moderna e suas implicações na área da Educação Física
(2007)Neste estudo, buscamos tratar o contexto em que se realiza a construção do conhecimento na perspectiva pós-moderna e suas implicações na área da Educação Física. Para isso, realizaremos uma discussão acerca da Modernidade ... -
A contrarreforma universitaria no Brasil: relações entre a política do Banco Mundial com a dos governos de Lula/Dilma/PT
(2015-04-16)Este artigo tem por objetivo discutir a política educacional proposta pelo Banco Mundial para o ensino superior nos países da América Latina como uma das formas de conter a crise estrutural do capital e suas relações com ... -
A contribuição da educação física escolar para o desenvolvimento social: as concepções, das teorias críticas da educação física escolar para o desenvolvimento social
(2010-04-23)O trabalho não apresenta resumo. -
A contribuição da Educação Física Escolar para um estilo de vida ativo
(2010)Esta investigação objetivou analisar as contribuições da Educação Física Escolar para a adoção de um estilo de vida ativo pelos alunos da 3ª Série do Ensino Médio de uma Escola Estadual do município de Cruz Alta-RS. ... -
A contribuição da eutonia na construção da corporeidade da pessoa com deficiência visual: um estudo de caso
(2009)O objetivo deste estudo foi o de analisar a contribuição da Eutonia na construção da corporeidade da pessoa com deficiência visual (DV), através de exercícios terapêuticos e pedagógicos. Participou deste estudo uma pessoa ... -
Contribuições da cultura corporal da ginástica para o processo de desenvolvimento infantil (anos iniciais do ensino fundamental)
(2011-11-04)O texto aborda a produção de conhecimento para o ensino da Ginástica no contexto escolar. Para isso, problematizamos a sua relação com os anos inicias do ensino fundamental, demonstrando a sua importância para o processo ... -
Contribuições da praxiologia motriz para a abordagem crítico superadora
(2009)O presente estudo tem por objetivo propor a aproximação entre duas temáticas que são inerentes ao campo de conhecimento da Educação Física: a abordagem Crítico-Superadora e a Praxiologia Motriz. Acreditamos que através ... -
Contribuições da praxiologia motriz para a abordagem crítico superadora
(2008-12-22)O presente estudo tem por objetivo propor a aproximação entre duas temáticas que são inerentes ao campo de conhecimento da Educação Física: a abordagem Crítico-Superadora e a Praxiologia Motriz. Acreditamos que através ... -
Contribuições da praxiologia motriz para a concepção crítico-emancipatória
(2008-08-28)O presente trabalho consiste em discutir a possibilidade de contribuições efetivas da Praxiologia Motriz para a abordagem Crítico-Emancipatória. Consiste numa aproximação entre essas temáticas, através da análise teórica ... -
Contribuições do subprojeto PIBID " Cultura esportiva da escola": perspectiva para uma formação continuada a partir da didática comunicativa
(2012)Este artigo refere-se às contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para uma professora de Educação Física e supervisora, especificamente do Subprojeto/Educação Física, "Cultura Esportiva ... -
A copa das confederações de 2013 predições, surpresas e realidade
(2015-08-13)O artigo se reveste de uma metodologia cartográfica baseada nas notícias relacionadas às manifestações ocorridas na Copa das Confederações de Futebol de 2013. A escolha do tema representa uma proposta de compreensão às ... -
A copa do mundo de futebol de 2014: cenários técnicos e táticos para uma compreensão de jogo
(2015-11-23)Este trabalho apresenta uma reflexão sobre como as informações transmitidas midiaticamente geram influências na compreensão de jogo dos seus receptores. Durante o período de acontecimento de megaeventos esportivos no país, ... -
O corpo e a relação com o mundo: a educação física e as pessoas com necessidades educacionais especiais
(2009-01-19)O corpo é expressão, é sentimento, é vida, através dele mostramos o que somos. A nossa relação com o mundo se dá através do corpo. Esse aspecto nos faz pensar na união de duas áreas de conhecimento: Educação Especial e ...