Navegação Educação Física Escolar por orientadores "Ribas, João Francisco Magno"
Itens para a visualização no momento 1-16 of 16
-
Os esportes coletivos e os saberes docentes como parte do trajeto profissional de professoras de Educação Física
(2010)Esta pesquisa tem por objetivo conhecer como os esportes coletivos são vistos no trajeto de formação e atuação de professoras de educação física da cidade de Santa Maria. Além disso, pretendo problematizar os saberes ... -
Educação física escolar indígena: relações entre aspectos legais e a produção científica da área
(2018-08-02)Embasados nas necessidades de debate para o contexto educacional indígena em especial ao contexto do componente curricular Educação Física, utiliza-se esta pesquisa para desvelarmos conceitos e concepções da Educação Física ... -
Contribuições da praxiologia motriz para a abordagem crítico superadora
(2009)O presente estudo tem por objetivo propor a aproximação entre duas temáticas que são inerentes ao campo de conhecimento da Educação Física: a abordagem Crítico-Superadora e a Praxiologia Motriz. Acreditamos que através ... -
Contribuições da praxiologia motriz para a abordagem crítico superadora
(2008-12-22)O presente estudo tem por objetivo propor a aproximação entre duas temáticas que são inerentes ao campo de conhecimento da Educação Física: a abordagem Crítico-Superadora e a Praxiologia Motriz. Acreditamos que através ... -
Contribuições do subprojeto PIBID " Cultura esportiva da escola": perspectiva para uma formação continuada a partir da didática comunicativa
(2012)Este artigo refere-se às contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para uma professora de Educação Física e supervisora, especificamente do Subprojeto/Educação Física, "Cultura Esportiva ... -
A prática pedagógica de Educação Física a partir do enfoque crítico-superador em escolas indígenas
(2014)O presente trabalho visa trazer contribuições para a prática pedagógica de educação física no contexto indígena, e tem como base teórica a visão críticosuperadora, buscando trazer quais avanços, nosso referencial, aponta ... -
Características da formação pedagógica no PIBID/Educação Física/UFSM
(2018-06-26)O estudo aborda as características da formação pedagógica no PIBID/EF/UFSM. Os objetivos deste trabalho são: desenvolver a concepção pedagógica que norteou o presente estudo, no caso, a teoria crítico-emancipatória; descrever ... -
Estado da arte: conteúdo dos jogos de educação física como atividade pedagógica na educação infantil
(2016-02-02)Este estudo tem por objetivo identificar como o conteúdo dos jogos de Educação Física tem sido abordado na Educação Infantil, primeira etapa da educação básica de ensino. A pesquisa bibliográfica foi realizada a partir ... -
A educação física no ensino de jovens e adultos: planejamentos e conteúdos
(2015-11-25)Este trabalho apresenta uma análise sobre os princípios e critérios para sistematizar conteúdos da Educação Física (EF) na modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio (EM). Com base em uma revisão ... -
O jogo enquanto conteúdo da Educação Física Escolar na abordagem crítico-superadora
(2009)Este estudo visou compreender o jogo enquanto elemento da cultura corporal dentro da abordagem crítico-superadora no que tange o conteúdo jogo desenvolvido na escola básica de forma a contribuir com a prática pedagógica ... -
Contribuições da praxiologia motriz para a concepção crítico-emancipatória
(2008-08-28)O presente trabalho consiste em discutir a possibilidade de contribuições efetivas da Praxiologia Motriz para a abordagem Crítico-Emancipatória. Consiste numa aproximação entre essas temáticas, através da análise teórica ... -
A formação pedagógica específica em educação fisica na formação de licenciados em Pedagogia
(2010-01-28)O trabalho não apresenta resumo -
Avaliação da educação física escolar no processo da organização do trabalho pedagógico
(2007)Este estudo constitui-se em uma pesquisa teórica onde através da tese defendida por Freitas (2005), que apresenta as categorias objetivo/avaliação enquanto expressão da relação entre a organização do trabalho pedagógico e ... -
Pressupostos para a Educação Física Escolar indígena no município de Santa Maria - RS
(2018-08-14)Visto que é um direito dos povos indígenas terem uma escola diferenciada, intercultural e bilíngue, é importante refletir e construir uma pedagogia apropriada para esta escola. Este estudo tem o objetivo de discutir elementos ... -
Atividade circense na escola: caminhos à organização didática a partir da concepção crítico-emancipatória
(2014-03-06)O estudo iniciou-se a partir de algumas discussões ao trato pedagógico, na intenção de possibilitar um embasamento teórico mais aprofundado e reflexivo ao fazer docente e que foram finalizadas com encaminhamentos estratégicos ... -
Contribuições da cultura corporal da ginástica para o processo de desenvolvimento infantil (anos iniciais do ensino fundamental)
(2011-11-04)O texto aborda a produção de conhecimento para o ensino da Ginástica no contexto escolar. Para isso, problematizamos a sua relação com os anos inicias do ensino fundamental, demonstrando a sua importância para o processo ...