dc.contributor.advisor | Santos, Leila Maria Araújo | |
dc.creator | Forgiarini, Vera Marisa | |
dc.date.accessioned | 2014-10-28T11:56:37Z | |
dc.date.available | 2014-10-28T11:56:37Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/587 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | This article shows some results of theoretical research on possibilities for
integration of TV and video media in the education of children from a class in
the 5th year of the early years of school in a rural municipality of Don Pedrito /
RS. The goal is to provide students with the insertion of TV and video media in
the world of the classroom in a critical, creative and reflective its challenges and
benefits. To seek answers to the guiding questions, based on theoretical
framework, this study opted for a proposal for action research. For both
procedures was used as in situ observations, dialogue, interview techniques
and / or investigation of students ' prior knowledge about the ways of using the
media available in their family and school environment , where TV and Video.
The main conclusion we can draw from this study is that the research served to
show that the initially the willingness of teachers ( as) to conform them in
learning after prior knowledge of the types of programs and videos that children
often see, because students are surrounded by technology and ignoring them is
impossible. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Inserção de tv e vídeo na educação | por |
dc.subject | Mídias tv e vídeo | por |
dc.subject | TV e vídeo na escola da zona rural | por |
dc.title | Possibilidades de inserção das mídias TV e vídeo na educação das crianças de uma turma do 5º ano dos anos iniciais em uma escola na zona rural | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo mostra alguns resultados teóricos da pesquisa sobre possibilidades
de inserção das mídias TV e Vídeo na educação das crianças de uma turma do
5º ano dos anos iniciais em uma escola da zona rural do município de Dom
Pedrito/RS. O objetivo é proporcionar aos alunos a inserção das mídias TV e
Vídeo no universo da sala de aula de forma crítica, criativa e reflexiva, seus
desafios e benefícios. Para buscar respostas aos questionamentos
norteadores, embasados em referenciais teóricos, para o presente estudo
optou-se por uma proposta de pesquisa-ação. Para tanto, utilizou-se de
procedimentos como observações in loco, o diálogo, técnicas de entrevistas
e/ou investigações prévias dos conhecimentos dos alunos sobre as maneiras
de utilização das mídias disponíveis em seus ambientes familiar e escolar, no
caso a TV e o Vídeo. A principal conclusão que se pode extrair desse estudo é
que a pesquisa serviu para mostrar que parte, inicialmente, da vontade dos
professores(as) em adequá-las para a aprendizagem após conhecimentos
prévios dos tipos de programações e vídeos que as crianças costumam ver,
pois os alunos estão cercados pelas tecnologias e ignorá-las é impossível. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |