Mostrar registro simples

dc.creatorMaraschin, Mariglei Severo
dc.date.accessioned2007-12-20
dc.date.available2007-12-20
dc.date.issued2006-04-07
dc.identifier.citationMARASCHIN, Mariglei Severo. Teacher s preparation and professional development in young and adult education. 2006. 201 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2006.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6782
dc.description.abstractThis dissertation presents an action-research lived by the researcher and a group of teachers from YAE (initial years) from the Public State System of Santa Maria. The research sought, from the viewpoint of the action-research, the contribution of helpful works to the professional development of these teachers. The study group was consisted of active teachers from YAE, which they put themselves up to learn collaborativately and share knowledge and experiences, promoting a critical reflection built on theorical references, about their practice. The teacher s preparation in YAE deserves a special look, for it s increasing the number of schools that offer this category and the teacher s preparation courses didn t have in its curriculum subjects that would lead the teacher to think about the learning and teaching of young and adult students. Up against this reality it becomes fundamental to find continuous alternatives of how to prepare this teacher, which without this initial information he is challenged to work with YAE. The action-research constitutes a possibility of a continuous preparation because it promotes a collaborative learning among all subjects and the reflection of pedagogical practice. Therefore, based on the action-research, the group of teachers gathered twice a month to plan and put it into action. Through reflection, moment in which were built problematical issues about the work put into action, it was possible to produce knowledge concerning the preparation of teachers and about young and adult education. The voluntary group motivated the professional development of the teachers which had reported that they had been undertaking new attitudes as: a split in the old-fashioned way of teaching, personal development, the belief in the possibility of a change, the up bringing of new knowledge, the creation of an innovator work, a study commitment and courage to spread new pedagogical work in YAE. The experience demonstrated the importance of preparation courses for teachers to place in their resumé subjects which deal with the young-adult students, excluded from school; the university s necessity of approaching the school s routine and the school s organization, in a collaborative way, to prepare the teachers, to offer improvements and to encourage some positive change in the system.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação do professorpor
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpor
dc.subjectEducação de jovens e adultospor
dc.subjectInvestigação-açãopor
dc.subjectTeacher s preparationeng
dc.subjectProfessional developmenteng
dc.subjectYoung and adult educationeng
dc.subjectAction-researcheng
dc.titleFormação de professores e desenvolvimento profissional na educação de jovens e adultospor
dc.title.alternativeTeacher s preparation and professional development in young and adult educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma investigação-ação vivenciada pela pesquisadora e um grupo de professores da EJA (anos iniciais) do sistema público estadual de Santa Maria. A pesquisa buscou, na perspectiva da investigação-ação, a contribuição de trabalhos colaborativos no desenvolvimento profissional desses professores. O grupo de estudo foi constituído de professores atuantes em EJA que se dispuseram a aprender colaborativamente e a compartilhar saberes e experiências, promovendo uma reflexão crítica, assentada em referenciais teóricos, sobre a sua prática. A formação de professores da EJA merece um olhar especial porque é crescente o número de escolas que oferecem essa modalidade e os cursos de formação de professores não tiveram em seus currículos disciplinas que levassem o professor a pensar a aprendizagem e o ensino dos alunos jovens e adultos. Diante dessa realidade, torna-se fundamental encontrar alternativas de formação continuada para esse professor, que sem essa formação inicial é desafiado a atuar na EJA. A investigação-ação constitui uma possibilidade de formação continuada porque promove uma aprendizagem colaborativa entre todos os sujeitos e a reflexão da prática pedagógica. Assim, fundamentado na investigação-ação, o grupo de professores reunia-se quinzenalmente para planejar e realizar ações. Através da reflexão, momento em que eram construídas problematizações pontuais sobre o trabalho realizado, foi possível produzir conhecimentos acerca da formação de professores e da educação de jovens e adultos. O grupo colaborativo impulsionou o desenvolvimento profissional das professoras, que relataram ter assumido novas posturas como: ruptura com antigas práticas, desenvolvimento pessoal, crença na possibilidade da mudança, construção coletiva de novos conhecimentos, produção de um trabalho inovador, compromisso de estudar e coragem para a divulgação de seus trabalhos pedagógicos em EJA. A experiência evidenciou a importância dos cursos de formação de professores inserirem em seus currículos disciplinas que tratem do aluno jovem-adulto, excluído da escola; da necessidade da universidade aproximar-se do cotidiano das escolas e a validade das escolas organizarem-se de forma colaborativa para formar o professor, propor melhorias e estimular processos de mudança.por
dc.contributor.advisor1Bellochio, Cláudia Ribeiro
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8653053694824805por
dc.contributor.referee1Bastos, Fábio da Purificação de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1720976876119389por
dc.contributor.referee2Barcelos, Valdo Hermes de Lima
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7447760896466057por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4397982308559255por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples