Entrevistando o saber: a mídia rádio potencializando o desenvolvimento da leitura, escrita e oralidade
Resumo
O presente artigo tem a intenção de mostrar a importância da utilização da mídia rádio no processo ensino e aprendizagem, enfatizando, entre seus recursos jornalísticos, a técnica da entrevista radiofônica. Como objetivo principal deste artigo está a melhoria da habilidade em relação à leitura, escrita e, principalmente, à oralidade, que tem grande importância nas relações interpessoais. A metodologia adotada para esse trabalho foi a pesquisa qualitativa participante, envolvendo uma turma de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental do Instituto Estadual Padre Caetano, que, dentro de um projeto sobre alimentação saudável, acompanhou o resultado do trabalho com entrevista radiofônica, desde o seu planejamento até a execução e a divulgação da mesma. A conclusão tem como destaque um maior envolvimento e interesse com relação ao tema estudado, além da leitura com maior fluência, entonação adequada, melhora na dicção, a desinibição e a espontaneidade na fala.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]