Mídias na educação: educação financeira aplicável na vida familiar utilizando a ferramenta blog
Resumo
O presente artigo explora as mídias virtuais e sua aplicação na educação, mormente na
Matemática, em sua prática na vida diária, nos orçamentos familiares. O artigo teve como objetivo desenvolver um blog para apresentar e discutir uma nova postura em economia doméstica (educação financeira), na 7ª e 8ª séries do ensino fundamental, melhorar a qualidade do consumo das famílias dos alunos que participaram deste projeto e aprender a planejar e a se organizar na vida financeira. Desenvolveu-se uma pesquisa, utilizando-se material bibliográfico e eletrônico, e uma pesquisa de campo, por meio de um questionário com questões abertas, para averiguar as noções que os alunos e suas famílias têm sobre a condução das finanças, normalmente feitas sem muita pesquisa, gastando-se muitas vezes mais do que a família arrecada. Como resultados iniciais, a construção e maior domínio das possibilidades do uso da ferramenta blog em situações de aprendizagem; a compreensão de
muitas possibilidades de contextualizar e sistematizar as propostas educativas no blog; a percepção do favorecimento ao dialogo entre professor e alunos e vice versa, bem como de produção de conteúdos multimídia temáticas e as contribuições para o desenvolvimento de habilidades e competências critico criativas no uso das mídias, pelos participantes. Acredita-se que a proposta do uso do blog torna as situações de aprendizagens da matemática mais significativas, ultrapassando o ambiente sala de aula para seu cotidiano.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]