Aprendizagem e representações sociais: pensando a escolarização de alunos com transtornos globais do desenvolvimento
Abstract
Esta pesquisa nasceu do interesse em refletir sobre como a aprendizagem está sendo concebida na escola. Porém, trato de aprendizagem de um grupo específico: alunos com
Transtornos Globais de Desenvolvimento (autistas e psicóticos). Com base nisso, este estudo teve por objetivo identificar as Representações Sociais de professores de uma escola de Santa Maria-RS acerca da aprendizagem desses alunos. O referencial teórico utilizado foi a teoria
psicanalítica e a teoria das Representações Sociais. Através da articulação entre estágio do espelho e representações sociais estabeleceu-se o diálogo entre as teorias. Assim, o
mapeamento das representações sociais estabeleceu o campo no qual o sujeito da aprendizagem é antecipado pelo professor. Em uma abordagem qualitativa, foram utilizados
como instrumentos de coleta de dados entrevistas, examinadas através da análise de conteúdo, e observações participantes na escola. A análise dos dados mostrou que a socialização é vista pela maior parte dos professores como o objetivo principal da escolarização desses alunos. Além disso, revelou a influência das representações sociais acerca da capacidade de aprender desses sujeitos no processo de ensino-aprendizagem. Sendo assim, poder ressignificar as
representações sociais que apontam para a direção da incapacidade de aprender desses alunos e a própria representação de socialização é essencial para seu processo de escolarização.