Projetos e grupos pesquisa na formação inicial: um estudo a partir das significações imaginárias
Abstract
Essa pesquisa buscou olhar para as representações sociais construídas pelos alunos de graduação dos cursos de Educação Especial e Pedagogia, que participaram de projetos e
grupos de pesquisa no Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Nossa reflexão ressaltou a importância da pesquisa nos Cursos de Educação Especial e
Pedagogia como possibilidade para o iniciante de construção sobre seu processo de formação inicial, que, para nós, tem a participação em projetos e grupos de pesquisa como
uma atividade crucial na Instituição de Ensino Superior. Acreditamos que a participação o aluno de graduação nessas atividades o estimula a desenvolver trabalhos científicos,
inserindo-se, desde cedo, nas atividades de pesquisa, possibilitando, assim, a formação do futuro investigador ou de um profissional mais capacitado. A pesquisa teve como objetivos principais conhecer as representações dos estudantes dos cursos de Pedagogia e de Educação Especial sobre a formação inicial de professores e também, identificar os fatores que influenciam a construção das representações desses alunos referentes à inserção em projetos e grupos de pesquisa e compreender a construção dos processos formativos dos alunos (as) dos Cursos de Educação Especial e Pedagogia. Para melhor apresentar nossa intenção de pesquisa, tentaremos expor um pouco mais sobre nosso entendimento a respeito de grupo de pesquisa e sua importância, e também, sobre a investigação em
educação. Apresentaremos e discutiremos os princípios da teoria construída por Cornelius Castoriadis (1982, 1987, 1992, 1999), a respeito das dimensões do imaginário social
instituído e instituinte, apostando na possibilidade de aproximação das significações sociais construídas pelos sujeitos ao longo do seu processo formativo. Dessa forma, o problema desta pesquisa é: qual o sentido das representações sociais atribuído pelos(as) alunos(as) dos Cursos de Educação Especial e Pedagogia para sua formação referente à participação em projetos e grupo de pesquisa? Essa proposta está embasada numa metodologia qualitativa e também a partir da produção teórica de Bogdan, Biklen (1994), principalmente, no que se refere às características desta abordagem e aos instrumentos de coleta de informações utilizados. Nesse sentido, essa investigação será um estudo que buscará compreender as concepções de pesquisa construídas no decorrer da vida acadêmica dos alunos do Centro de Educação da UFSM. Observamos que o sentido que se faz aqui, o de auto formar-se, é de um indivíduo distanciado da busca pela transformação social, preocupando-se unicamente com seu processo formativo, qualificando-se para disputar melhores condições profissionais e ascendendo socialmente, visto que são essas as representações sociais instituídas.