O patrimônio histórico da Vila Belga-SM/RS o design e a educação não-formal como possibilidades para uma cidade educadora: um estudo de caso
Resumo
Este estudo insere-se na linha de pesquisa de "Educação e Artes" vinculada ao Programa de Pós-
Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria - RS. O
presente trabalho trata do estudo da visualidade urbana e da valorização identitária da comunidade
Vila Belga Santa Maria e seu conjunto habitacional por sua importância enquanto Património Histórico
do estado, buscando as concepções desse património através da Educação Não-Formal e da criação
de um espaço alternativo de produção e educação em Artes Visuais, pelo viés do Design de
Estamparia, investigando as possibilidades para um processo de transformação de Santa Maria em
uma Cidade Educadora. Dessa forma optou-se pela abordagem metodológica quantiqualitativa,
através de um estudo de caso, onde buscou-se compreender as questões relativas à delimitação do
estudo que abrangeu os moradores da Vila Belga, totalizando quatro educandos. A coleta de dados
se organizou por meio de entrevistas semiest~turadasc om os moradores, da análise documental,
portifólio e diário de campo, documento referente ao registro dos momentos cotidianos da pesquisa.
Balizando-nos nos conceitos de Cidade Educadora que vé a cidade, não mais apenas como um
espaço físico para morarmos e trabalharmos, mas também como local de reflexões sobre os aspectos
educativos nos espaços formais e não-formais que permitam aos cidadãos aprenderem na e com a
cidade. nesse sentido o conhecimento informal gerado no meio cotidiano urbano é também
conhecimento sobre esse próprio meio. (GADOTTI, PADILHA, CABEZUDO, (2004); GADOTTI,
GUTICRREZ. (2001); ZAINKO, (1997)) Verificou-se na pratica educativa nao formal a produção do
conhecimento cotidiano. compreendido e incorporado como cultura local. As relações de identidade com o Património Vila Belga, foram observadas através da infância, do trabalho e da vida social dos educandos com o local, durante as experiências vividas na construção dos trabalhos, observou-se
uma nova concepção do patrimdnio entendido como um todo, pertencendo a toda comunidade de
Santa Maria. A nova visualidade urbana. foi revelada através dos elementos como telhados, calçadas
e fios elétricos, carregados de significados e vivencias representados nas estampas produzidas pelos
educandos. A pesquisa apontou a importância da abertura de espaços coletivos nas comunidades
para realização de projetos culturais voltados à comunidade, que gerem relações de cooperação,
produção e aprendizagem mediadas pelo poder público que deve dotar esses espaços de
equipamentos, materiais e pessoal, reforçando assim as possibilidades para uma Cidade Educadora.