As funções docentes e o perfil institucional de professores das universidades privadas brasileiras: em busca de indicadores de qualidade
Fecha
2009-08-13Metadatos
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Este estudo é um desdobramento do Projeto Observatório da Educação RIES e inserese na Linha de Pesquisa 1: Formação, saberes e desenvolvimento profissional do
Programa da Pós-graduação em Educação da UFSM. O trabalho apresentado tem como propósito principal analisar o perfil institucional/docente de professores do ensino
superior em universidades privadas brasileiras, a partir dos indicadores de função docente disponibilizados pela base de dados do INEP/MEC, estabelecendo relações pertinentes com a questão da qualidade da educação superior proposta pela bibliografia existente. Esta pesquisa justifica-se pela importância de relacionar a expansão/massificação do ensino privado com a qualidade da educação superior privada
oferecida nestes estabelecimentos. A abordagem metodológica utilizada para a realização deste estudo foi quanti/qualitativa, considerando que a utilização dessa
metodologia em diferentes etapas do estudo indica a possibilidade de desenvolvimento de diferentes estratégias para a análise dos dados, sejam elas assentadas em princípios
de análise documental, seja em procedimentos estatísticos. Não discutimos especificamente a qualidade da educação, mas sim, estudamos como se dá a relação dos indicadores de qualidade existentes no aspecto das funções docentes da educação privada brasileira. Por considerarmos que os sistemas de indicadores têm sido um dos instrumentos mais importantes, utilizados em âmbito mundial para estudar e analisar o desenvolvimento, o desempenho e a qualidade dos sistemas nacionais de educação, é que desenvolvemos este estudo. Assim, esta pesquisa visou preservar as ações com
resultados positivos e propor mudanças, quando necessárias, no âmbito da avaliação da qualidade dos sistemas de educação. Sendo assim, os indicadores de qualidade da
educação superior brasileira podem avaliar a dimensão profissional docente, mas não as pessoas efetivamente envolvidas, tendo em vista a sua subjetividade. Dessa forma, os indicadores de função docente restringindo-se apenas ao Regime de trabalho, ao grau de formação e ao sexo, desconsiderando os demais elementos constitutivos da própria
definição de funções docente apresentada pelo INEP. Portanto os indicadores apresentados na base de dados têm uma contribuição que é parcial sobre a avaliação da
qualidade do trabalho do professor. Entendemos ainda que esses indicadores, quando interpretados deixam lacunas no entendimento sobre o que é válido em termos de avaliação da educação superior e o que não é.