A pessoa com altas habilidades/superdotação adulta: análises do processo de escolarização com elementos da contemporaneidade
Date
2009-12-03Metadata
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Em consonância com as culturas, juntamente com os padrões de vida impulsionados pelo momento atual (GIDDENS, 1999), a sociedade vive um período de mudanças rápidas e com impactos na vida cotidiana, considerando que a globalização provoca mudanças econômicas, políticas e culturais. Dentre estas transformações, a escola vislumbra, processualmente, a inserção e a melhoria dos instrumentos e das ferramentas para disponibilização de informações variadas, sendo que alguns desses recursos podem contribuir para que um determinado grupo tenha suas necessidades educacionais específicas atendidas, os alunos com altas habilidades/superdotação. Ciente de que as pessoas com altas habilidades/superdotação apresentam elevados níveis de criatividade, grande envolvimento com as atividades da área de talento e desempenho acima da média em determinadas áreas do conhecimento (RENZULLI, 1997) esta discussão está embasada em autores que retratam a influência da globalização na escola, e a ampliação dos recursos e das experiências escolares, tais como Bauman (1999), Santos (2006), Hall (1998), Castells (2008, 2009) Gardner (2004, 1995) e Renzulli (2004, 1997, 1955) entre outros. Assim, esta pesquisa tem por objetivo investigar como as pessoas com altas habilidades/superdotação reportam a influência escolar no desenvolvimento e estímulo de habilidades com elementos da contemporaneidade. Desta forma, caracteriza-se esta pesquisa como qualitativa e descritiva, utilizando a metodologia de estudo de caso, fundamentada num questionário e numa entrevista, realizados com três sujeitos adultos com idades, localidades e experiências diferenciadas. Dimitri mora em Formosa (GO), Elgabri reside em Porto Alegre (RS) e Lélio é de Santa Maria (RS), sendo que ambos já terminaram o ensino fundamental e médio, um dos critérios de participação. Os resultados indicaram que as consonâncias entre os impactos do período da escolarização e as vivências atuais dos sujeitos fizeram com que estes buscassem oportunidades de acordo com as necessidades específicas apresentadas, caso de Dimitri e Elgabri, ou que negassem a existência destas necessidades, caso de Lélio. A partir disto, a utilização das ferramentas interativas da internet serviu, principalmente, para que houvesse a articulação entre demanda e qualificação profissional, a ampliação da procura de informações pela internet, indicando a relação transversal de todas as áreas de interesse com as ferramentas computacionais, o interesse pela informática como ferramenta de apoio ou nova área de interesse, o desenvolvimento crítico dos sujeitos a respeito das antigas, atuais e futuras experiências. Percebe-se, assim, que mesmo em situações adversas os sujeitos com altas habilidades/superdotação ainda investem no aprofundamento de seus interesses, visando ao reconhecimento profissional e à mobilidade social.